A Petrobras (PETR4) inaugurou ontem (6) um centro de excelência em Analytics e Inteligência Artificial (IA).

O objetivo é garantir que o volume de informações gerado, diariamente, pelas operações da companhia seja processado de forma mais inteligente e segura, contribuindo para a tomada de decisões de forma ágil e assertiva.

Petrobras (PETR4) diz que pode recuperar até R$ 16 bi após ganhar causa tributária

PETR4: a criação

A criação do centro, aderente à estratégia da Petrobras de investir em transformação digital e inovação para agregar valor aos negócios, atende também à demanda crescente dos setores internos da companhia por digitalização dos processos corporativos.

“A transformação digital é uma prioridade estratégica para a Petrobras. Com a criação da diretoria de Transformação Digital e Inovação, no ano passado, promovemos mudanças visando tornar a empresa mais eficiente, ainda mais segura nas operações e melhor em geração de valor para os seus acionistas.  Neste contexto, analytics e inteligência artificial são extremamente importantes. Nosso principal negócio, a exploração e produção, tem projetos importantíssimos fundamentados nessa ferramenta capaz de revolucionar a indústria do petróleo”, afirmou o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. Ele destacou a presença do pesquisador brasileiro Nivio Ziviani, professor emérito de Ciência da Computação da UFMG, que hoje integra o Conselho de Administração da companhia.

Papel habilitador

O centro terá um papel habilitador, ao promover, governar e disseminar os temas de analytics e IA de forma ampla na companhia, interagindo com todas as áreas de negócio e atuando de forma estratégica sobre o melhor uso dos dados, tornando mais simples, acessível e ágil o uso de tecnologias digitais.

Um dos produtos que já está em desenvolvimento é uma solução para identificação, segmentação e classificação de corrosão em plataformas. Por meio do processamento de imagens, utilizando machine learning, as máquinas, literalmente aprendem a identificar pontos onde haja corrosão. Detectar problemas antes que eles aconteçam é uma das vantagens do uso da IA, utilizada cada vez mais em ações preditivas.

“A criação desse centro é um marco para a Petrobras. Vínhamos trabalhando com ações individuais, mas queremos agora acelerar isso, de modo colaborativo. As disciplinas de analytics e inteligência artificial são pilares na estratégia de se construir uma empresa orientada a dados e precisamos difundir amplamente o acesso a eles. Destravaremos todo o potencial do uso de dados na Petrobras ao empoderar cada colaborador com as competências e ferramentas necessários à entrega de soluções que gerem cada vez mais valor aos negócios”, analisou o diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras, Nicolás Simone.

O Centro de Excelência em Analytics e Inteligência Artificial vai atuar em colaboração com o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), com a Universidade Petrobras e com o Centro de Excelência em Robotização e Digitalização (CERD), cujas atividades também foram iniciadas este ano.

Veja PETR4 na Bolsa:

Petrobras (PETR4): justiça extingue ação de hipoteca judiciária da Previ
Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: