Luiz Fernando Roxo é Gestor, Professor, Especialista no mercado financeiro, Escritor, Sócio Fundador da ZenEconomics e Economista. Além disso, Luiz desenvolveu um sistema que faz as contas e calcula quanto tempo e quanto de dinheiro é necessário para se alcançar a liberdade financeira.

Pensando nisso, como muitos brasileiros ainda se perguntam como viver de renda, como ter uma aposentadoria tranquila, principalmente atualmente. A Reforma da Previdência preocupa grande parte da população, por isso, o Canal 1Bilhão Educação Financeira convidou Roxo para uma série de três vídeos, para falar sobre as melhores ações de 2020, quais as recomendações mais famosas dos analistas e claro, sobre liberdade financeira e como conquistar a tão sonhada liberdade financeira. 

“Luiz, vamos começar entrando na parte um pouco filosófica da coisa. O que é ser rico, o que é liberdade financeira?”, pergunta Fabrizio Gueratto, Financista do Canal 1Bilhão Educação Financeira.

Roxo explica que ele já vem se questionando sobre isso faz muito tempo. “Eu já quebrei três vezes. Nasci em uma família herdeira do Banco Bradesco que perdeu tudo. Ou seja, essas coisas dos altos e baixos, do trauma, de uma infância rica e de acabar perdendo tudo, faz com que a gente pense muito na vida, sobre riqueza, dinheiro.

A partir disso, eu fui percebendo que na verdade as pessoas não querem ser ricas, elas querem a liberdade”, responde Luiz Fernando Roxo, quando questionado sobre o que é riqueza. Portanto, ele explica que as pessoas não querem ser ricas, querem que o dinheiro não seja um impeditivo para a felicidade.

“Não existe a necessidade se ter um jatinho para que alcance a felicidade. Por isso o que eu faço é uma provocação. Pois eu acho muito importante a liberdade financeira, que é ter a liberdade de fazer o que quiser, sem engolir sapo para outras pessoas por conta de um salário”, dispara Roxo.

Dentro do sistema do Roxo, juntamente com sua equipe, foi possível descobrir que a liberdade financeira é ter 100 meses de contas pagas investido ou como patrimônio líquido.

“Isso equivale a mais ou menos 8 anos. Portanto, é possível que com esses 100 meses uma pessoa consiga ter sua liberdade financeira por cerca de 8 anos. Após isso existe mais um degrau, que popularmente chamamos de aposentadoria. Neste caso, é realmente não necessitar de renda adicional, em momento nenhum e nem após alguns anos”, explica o Economista.

No método do Roxo, aposentadoria é uma pessoa capaz de viver com o mesmo padrão de hoje até os 100 anos de idade.

Para conquistar de fato a liberdade financeiro é necessário o custo de vida durante 600 meses, ou seja, 50 anos.

“Por exemplo, se o custo de vida de uma pessoa for R$ 1 mil, é necessário que ela junte R$ 600 mil, desde que se for mais novo menos dinheiro você necessita, pois, o montante necessário a ser juntado é menor, quanto mais idade a pessoa tiver, mais dinheiro deverá ser poupado, para que seja necessário a conta fechar”, diz o Sócio Fundador da ZenEconomics.

Para saber o quanto é necessário poupar e por quanto tempo, Luiz Fernando Roxo desenvolveu a ‘Curva da liberdade e da riqueza’, para saber mais entre no link: http://bit.ly/2YaetgD .

Leia também: “Devo INVESTIR na XP, PINE, SOFISA, C6 BANK, DAYCOVAL”

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: