A mineradora Vale (VALE3) informou nesta segunda-feira (14) que concluiu durante o domingo na China o que foi o último desembarque de cargas transportadas em navios convertidos, após uma decisão anterior de abandonar o uso dessas embarcações.

Esses navios, resultado da conversão de grandes navios-tanques de transporte de petróleo (VLCCs) casco simples para VLOCs, de carregamento de minério de ferro, foram todos eliminados ou substituídos nas operações da companhia, “seja pela rescisão antecipada ou por alteração de contratos”, explicou a empresa em comunicado.

A mudança veio após uma nova abordagem de gestão de risco da Vale em janeiro de 2020, acrescentou a mineradora.

A Vale disse ainda que preserva sua competitividade em frete “por meio de contratos de longo prazo com armadores para o uso de embarcações mais eficientes e modernas, como o Valemax e o Guaibamax”.

Vale

Home Office

A Vale bateu o martelo pelo modelo flexível de trabalho em sua operação global no pós-pandemia. A covid-19 colocou 22% da força de trabalho própria da mineradora, de 74.472 pessoas, em trabalho remoto. A ideia é que o home office seja definitivo para esse grupo, mas alternado com encontros presenciais nos escritórios ou em um dos espaços colaborativos, ou hubs, que a empresa criará até março de 2021. As funções operacionais, nas minas, seguirão presenciais, o que ocorreu mesmo durante a pandemia, com a mineração sendo classificada pelo governo como atividade essencial.

A companhia criou o programa Jornada Vale para revisitar seus espaços físicos e moldar o novo regime, que apelidou de flexible office (escritório flexível). “Queremos sair do modelo tradicional de escritório, mas repensar os ambientes para transformá-los em hubs de inovação e colaboração”, diz Josilda Saad, gerente executiva e líder do programa. “Ninguém mais terá mesa própria, nem áreas fixas reservadas por área. A Vale criou um aplicativo de reserva dos espaços, como os de salas de cinema”, conta.

Veja VALE3 na Bolsa:

https://youtu.be/_0GrHwFI3bU
Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: