Taxa de corretagem: como fugir das cobranças na hora de investir em ações?

Para o investidor conseguir fugir da maior parte das taxas de corretagem na hora de investir em ações é preciso conhecer primeiro quais são os tipos e como elas funcionam.

Nos últimos anos, o mercado financeiro vem se expandindo cada vez mais, abrindo portas para que as pessoas aprendam a valorizar seu dinheiro. Graças a essa mudança, diversas cobranças antes deixaram de existir.

Taxas de corretagem: como fugir das cobranças na hora de investir em ações?

Transferência Eletrônica (TED)

Para começar a investir através de uma corretora de valores, o primeiro passo é transferir dinheiro para a conta da plataforma. Contudo, para fazer isso o indivíduo precisa realizar uma transferência eletrônica do seu banco para a corretora.

Sendo assim, dependendo da instituição financeira, um valor é cobrado pelo TED. Por esse motivo, a melhor opção seria abrir conta em um banco digital que permite fazer este tipo de transferência de forma gratuita como, por exemplo, o Nubank e Banco Inter.

Taxa de Corretagem

A taxa de corretagem é uma comissão cobrada pelas corretoras de valores por intermediarem as operações feitas na Bolsa de Valores.

Normalmente, esta cobrança pode ser um valor fixo ou um percentual do total investido. Desta forma, acaba sendo bem desvantajoso para os traders, que fazem diversas operações por dia.

A boa notícia é que atualmente diversas corretoras não cobram mais essa tarifa para pessoas físicas. Além de diminuírem as taxas para operações traders.

Taxa de Administração e Custódia

A administração pode ser cobrada tanto por corretoras quanto por outras instituições financeiras. O termo custódia nos investimentos significa “guardar uma aplicação” ou “papel do ativo”. Portanto, o responsável por esta função pode cobrar uma pequena quantia por seus serviços.

Antigamente, os investimentos eram comprados e vendidos de forma física, sendo necessário alguém para guardar os papéis das ações. Entretanto, com a chegada das corretoras e bancos digitais esta tarifa não é tão comum.

Entretanto, mesmo que a corretora não cobre esta taxa, se a pessoa escolher aplicar em fundos de investimentos de multimercado, está sujeita a essa cobrança. Afinal, todo fundo inclui essa tarifa.

Emolumentos

Os emolumentos são as cobranças exigidas pela própria B3, ou seja, o investidor não consegue fugir das mesmas. Assim, para saber mais sobre elas é preciso dividir em duas categorias, negociação e liquidação.

A taxa de liquidação é descontada assim que a pessoa efetua uma operação de compra ou venda na Bolsa de Valores, em um valor de 0,0275% para pessoas físicas. Quando a taxa de negociação, seu valor é de 0,0370%.

Para a opção de day trade, ações compradas e vendidas no mesmo dia, a taxação se baseia em uma tabela encontrada no próprio site da B3.

Imposto de Renda

Para calcular o imposto de renda é preciso separar dois tipos de operação. O investidor físico, que precisa declarar o imposto uma vez por ano e pagar uma taxa de 15% sobre o rendimento das ações todo fim de mês, e os traders, pagam um valor de 20% em cima do lucro.

Porém, se os investimentos somarem um valor menor de 20 mil reais no mesmo mês, a pessoa não precisa pagar imposto de renda. Mas, vale lembrar que esta vantagem é apenas para operações de swing trade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.