A Petrobras (PETR4) informou nesta sexta-feira (30) o início da fase vinculante do processo de venda da totalidade de suas ações na subsidiária integral Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa).

A empresa de fertilizantes conta com unidade industrial em Araucária (PR), com capacidade de produção de 1.975 t/dia de ureia e 1.303t/dia de amônia. Atualmente, a fábrica está hibernada.

“A retomada da produção da planta ou sua transformação para outro fim será de responsabilidade do potencial comprador”, acrescentou a Petrobras.

A empresa não comentou no comunicado os eventuais interessados.

A estatal fechou a unidade depois de prejuízos. No início do ano, a demissão de funcionários foi um dos motivos para uma greve na Petrobras. A paralisação foi encerrada após uma ampliação dos benefícios aos trabalhadores demitidos, com maior verba rescisória.

Ágora

Apesar do prejuízo reportado no balanço do terceiro trimestre, a Petrobras (PETR3; PETR4) pode despertar o interesse do investidor por outro gatilho, igualmente atrativo: dividendos.

A Ágora Investimentos já abre sua análise sobre a estatal falando justamente: o que se fará com toda essa geração de caixa? O que animou os analistas foram os R$ 33,4 bilhões de ebitda, importante referência de geração de caixa.

“Além de resultados sólidos e mais recuperação de capital de giro, a recente revisão da Petrobras em seu portfólio de investimentos também começou a contribuir para a geração de caixa”, destacam os analistas Ricardo França e Vicente Falanga, da casa de análises.

A BB Investimentos também assina em baixo que o trimestre apresentou bons dados operacionais e um resultado financeiro melhor do que o esperado, com excelente geração de caixa da Petrobras.

“O novo preço-alvo considera a recuperação do petróleo tipo Brent ocorrida desde abril, com a retomada para níveis acima de US$ 40 por barril. Entretanto, nos últimos dias, o petróleo vem enfrentando fortes quedas, chegando hoje à mínima dos últimos quatro meses”, adverte o analista da corretora Daniel Cobucci.

Veja PETR4 na Bolsa:

Petrobras (PETR4): justiça extingue ação de hipoteca judiciária da Previ
Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: