Fintechs x bancos tradicionais: descubra quais são as principais vantagens do sistema digital

As fintechs se destacam pela praticidade, agilidade e melhores tarifas

As contas digitais em fintechs já são bem populares no país. A cada dia, elas se destacam oferecendo propostas facilitadoras aos seus clientes em comparação aos bancos tradicionais.

Desse modo, as fintechs desenvolveram muita popularidade no Brasil. Principalmente, em razão da praticidade de realizar todos os serviços e produtos financeiros de maneira totalmente online como, por exemplo, o Modalmais, Nubank, Inter, entre outros bancos digitais.

Ascensão das fintechs

De acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), cerca de 10% das mais de 13.500 startups existentes no país são fintechs. Ou seja, empresas atreladas ao mercado financeiro e à tecnologia.

Em virtude da imensa demanda por serviços bancários práticos, este segmento tomou o 5º lugar no ranking com maior número de startups no país. No entanto, os bancos tradicionais ainda possuem seu espaço no mercado, embora estejam cada vez mais apagados.

Sendo assim, Paulo Castro, CEO e fundador do Contbank, fintech especializada em oferecer produtos financeiros e de informação para micro, pequenas e médias empresas, listou 5 vantagens das fintechs em relação aos bancos tradicionais.

“Quando o público deu uma chance aos bancos virtuais, se surpreendeu positivamente: é um serviço melhor por custos menores. Ainda há muito espaço para esse serviço se expandir no Brasil”, destaca o empresário.

1 – Totalmente virtual

Grande parte das fintechs, para realizar o desbloqueio de cartões ou cancelamento de algum produto/serviço, não exigem que o cliente telefone para a instituição. Afinal, tudo é feito online e pode ser resolvido facilmente por meio da plataforma.

Assim, se o internet banking é uma modernidade para os bancos tradicionais, para os digitais, isso já é ultrapassado.

2 – Rede de contadores acessível

Tendo em vista que encontrar um contador para acompanhar o desenvolvimento de uma empresa não é uma tarefa fácil, algumas fintechs já oferecem serviços específicos para esses clientes.

Algumas instituições, como o Contbank, facilitam este acesso a um preço mais acessível e com menos complicação, serviço que bancos profissionais não oferecem com tanta facilidade.

Fintechs x bancos tradicionais: descubra quais são as principais vantagens do sistema digital
Diferença entre fintech e banco tradicional

3 – Menores taxas

Além da anuidade nos cartões de crédito, a maioria das instituições tradicionais financeiras cobram uma taxa para manter a conta aberta.

Enquanto isso, as fintechs não exigem taxa alguma. Contudo, quando há, é a um custo mais razoável, especialmente em bancos digitais voltados para PME ‘s.

4 – Maiores ofertas

Em razão dos baixos custos cobrados de manutenção da conta, as fintechs investem no que realmente importa, a melhor experiência aos clientes.

Portanto, estas são conhecidas por serem capazes de oferecer serviços de acordo com a demanda de cada cliente, o que resulta em mais opções.

5 – Crédito facilitado

A propósito, mais uma vez, a facilidade das fintechs se destaca. Afinal, normalmente, elas oferecem um valor de crédito pré-aprovado para o cliente que requerer quando achar conveniente.

Em seguida, o dinheiro cai na conta quase que instantaneamente, deixando o usuário livre de espera e burocracia desnecessária com documentos.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais