Desemprego diminui no 2º trimestre do ano, mas ainda afeta mais de 14 milhões de brasileiros

Os dados são da pesquisa divulgada pelo IBGE nesta terça-feira (31)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (31) que a taxa de desemprego no Brasil diminuiu cerca de 0,6% no segundo trimestre de 2021. Isso porque, em comparação com o resultado anterior, quando a taxa ficou em 14,7%, o novo valor foi de 14,1%.

A notícia da baixa não deixa de ser boa. No entanto, mesmo com a queda, o desemprego afeta 14,4 milhões de brasileiros.

Detalhes da pesquisa

A pesquisa é realizada com cerca de 200 mil domicílios e mais de 3500 cidades. Além disso, vale lembrar que o IBGE considera desempregados aqueles que não tinham nenhuma ocupação profissional e estavam procurando um cargo nos 30 dias anteriores à semana em que foi feita a pesquisa.

Outra instituição oficial que realiza as pesquisas sobre desemprego é o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Esse órgão tem como dados os números apresentados pelo Ministério da Economia. Dessa forma, eles consideram apenas trabalhos com carteira assinada. Já todos os demais, se encaixam como desempregados, tornando os números bem maiores.

Desemprego diminui no 2º trimestre do ano, mas ainda afeta mais de 14 milhões de brasileiros
Carteira de trabalho física e digital

Trabalho autônomo ganha destaque

A alta apresentada neste trimestre se deve muito ao aumento de trabalhadores por conta própria. Isso porque, quando colocados em comparação, esse segundo período teve uma alta de 4,4 milhões de brasileiros a mais trabalhando.  

No entanto, desses 4,4 milhões, mais de 3,1 milhões estão em trabalhos autônomos. Portanto, o trabalho por conta própria alcançou verdadeiros recordes em território nacional, atingindo 24,8 milhões de trabalhadores, cerca de 28,3% de toda a população ocupada. 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais