A Azul (AZUL4) registrou alta de 18% no tráfego de passageiros em dezembro, conforme documento encaminhado ao mercado ontem (7). A elevação é referente a novembro.

De acordo com a aérea, houve uma alta de 22,5% na capacidade (ASKs), resultando em uma taxa de ocupação de 80%. Já a taxa de ocupação doméstica foi de 80,8% e a internacional totalizou 68,7%.

Ceo da companhia, John Rodgerson disse que em dezembro a empresa continuou a retomada mais acelerada entre as aéreas da região, voando acima de 90% da capacidade doméstica em comparação com o mesmo período do ano anterior.

“Terminamos o ano voando para 113 destinos, uma surpreendente reabertura de 88 cidades desde abril. Isso confirma a força do modelo do nosso negócio, sustentado pela nossa malha insuperável e frota diversificada, que continuam a nos dar confiança em nossa retomada total e trajetória de crescimento”, declarou.

Ainda segundo o executivo, no acumulado do ano o tráfego de passageiros despencou 45%.

Azul estende recuperação em agosto, mas tráfego ainda cai quase 70% a.a

SNA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), diante da recente retomada do serviço de bordo em voos internacionais, em sua totalidade, pelas empresas aéreas Latam Airlines Brasil e Azul Linhas Aéreas, enviou ofício à Anvisa em que pede a atuação da agência reguladora para mitigar os riscos de transmissão de covid-19 a que os tripulantes e passageiros estão submetidos.

Além disso, o SNA alerta a Anvisa sobre o procedimento de desembarque de passageiros, em todos os operadores de linhas aéreas, sejam voos nacionais ou internacionais, já que um comissário precisa ficar no meio da aeronave acompanhando todo o desembarque de passageiros, o que poderia ser feito por simples orientação feita por interfone, respeitando o distanciamento social.

No documento, o sindicato também relembra que as empresas não mais destinam um sanitário para uso exclusivo dos tripulantes como a alguns meses atrás, o que aumento o risco de contágio.

Veja AZUL4 na Bolsa:

  • Só clique aqui se já for investidor
Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: