Esta semana, o presidente Nayib Bukele, de El Salvador, informou que já iniciaram a utilização de energia advinda de vulcões para minerar Bitcoin (BTC). Logo, já foi minerado 0,0059 de bitcoins, algo em torno de US$ 260.
Em seguida, explicou por meio de sua rede social que estaria conduzindo testes e novas instalações. No entanto, esta é oficialmente a primeira mineração de bitcoin a partir de vulcões.
A propósito, a divulgação ocorreu através do perfil do Twitter do presidente, junto com o vídeo da mineração. Entretanto, o mesmo não explicou o processo , apenas informou ser os primeiros passos.
Mineração do Bitcoin
Em suma, a mineração do Bitcoin está acontecendo através da energia geotérmica, produzida a partir de vulcões que existem no país. Sendo assim, El Salvador é considerado um dos maiores produtores do mundo e depende fortemente desse tipo de energia.
Em agosto, El Salvador se transformou no primeiro país a utilizar a cripto como moeda corrente. Assim, desenvolveu uma carteira digital Chivo para quem acessar a rede e realizar pagamentos.
Desse modo, esta medida reforça o potencial do Bitcoin para diminuir a utilização de carbono, usando fontes de energia renováveis, incluindo hidrelétricas, energias solar e eólica.
Projeto de mineração
Sendo assim, no vídeo postado pelo presidente Nayib Bukele, o projeto está sendo produzido pela LaGeo, empresa estatal direcionada em eletricidade geotérmica para alimentar as máquinas de mineração.
A propósito, após a aprovação da utilização da cripto como moeda oficial no país, foi instruído para a estatal a liberação que mineradores utilizassem a energia vulcânica local.
Por fim, o presidente informou que é responsabilidade da LaGeo administrar a operação de mineração de Bitcoin. Cujo, alimentada por energia barata, limpa, renovável e sem emissões.
Logo, como maneira de incentivar o público a adotar a cripto, US$ 30 em Bitcoin eram dados aos cadastrados para formar sua carteira digital.
Comentários estão fechados.