Na noite da última terça-feira (14), a Bradespar anunciou que analisa reduzir seu capital social em R$ 5,26 bilhões. A redução será feita através da distribuição de ações da Vale (VALE3) aos investidores.
De acordo com a Bradespar, o motivo veio de uma reunião da direção, onde os envolvidos compreenderam que o capital social da empresa se tornou excessivo para o desenvolvimento dos negócios, assim como atrapalha o cumprimento dos objetivos sociais da mesma.
“A sociedade tem por objeto social a participação como sócia ou acionista de outras sociedades e, assim, não possui atividade operacional direta”, afirmou a Bradespar em nota.
Detalhes da troca
De acordo com a Bradespar, os ativos da Vale serão passados aos acionistas após o cálculo das demonstrações financeiras das duas companhias. Assim, a data da transferência está agendada para o dia 30 de setembro.
Vale ressaltar que a Bradespar também convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para analisar melhor a proposta. Essa assembleia acontecerá no dia 15 de outubro.
Em suma, a Bradespar controla 5,73% da Vale, um pedaço equivalente a R$ 33,2 bilhões em ativos. Dessa forma, com a redução do capital, a Bradespar passará a ter apenas 3,23% dos papéis.
Como vai funcionar
A Bradespar divulgou um exemplo de como seria essa distribuição de ações. Caso o número de papéis da Vale seja distribuído, levando em consideração a distribuição de dividendos em julho e o aumento de capital, o total de ativos fica em cerca de 123,39 milhões.
Ou seja, a cada ação da BRAP4, o acionista receberia 0,31390978 ação da VALE3. Além disso, o direito a esses ativos será para quem está posicionado na Bradespar até o dia 16 de dezembro. Então, os papéis serão negociados como “ex-direito” ao evento no dia seguinte.
Comentários estão fechados.