Guedes diz ver volta da economia em swoosh, o V da Nike

Ministro da Economia, Paulo Guedes disse que o Brasil está se recuperando numa trajetória semelhante ao que chamou de “V da Nike”.

Ele esteve no congresso discutindo a Reforma Tributária nesta quarta-feira (5).

“Não volta com a mesma velocidade que caiu, mas está subindo mês a mês”, disse ele em audiência pública da comissão mista da reforma tributária.

E acrescentou: “do ponto de vista da economia, o que eu digo é que o ICMS está 3% ou 4% abaixo do primeiro semestre do ano passado. Ou seja, a recuperação está vindo com relativa força.”

Guedes diz ver volta da economia em swosh, o V da Nike
Guedes diz ver volta da economia em swosh, o V da Nike

O símbolo

O símbolo da Nike, no formato de uma asa estilizada, apontaria, na prática, para uma recuperação da economia mais lenta do que a representada pela letra V, que indica uma retomada célere, no mesmo ritmo da forte queda anterior.

O formato da aguardada recuperação tem sido tema de debate dentro e fora do governo, conforme indicadores de maio e junho apontam um desempenho mais favorável.

Isso porque a pandemia do novo coronavírus e as medidas de contenção deste atingiram em cheio a atividade econômica.

Banco Central

Há duas semanas, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que o país tem início de retomada econômica em “V”, mas a tendência é que o ritmo suavize.

Em relação ao tema ambiental, Guedes ressaltou que o país tem que reduzir ainda mais o desmatamento, mas destacou que o Brasil tem a matriz energética mais limpa e foi um dos países que mais preservaram populações indígenas.

Guedes também afirmou ser preciso discutir a Amazônia com “visão futurística”, e citou a discussão sobre como taxar o carbono e combustíveis fósseis como temas necessários “no devido tempo”, quando o governo começar a discussão sobre impostos seletivos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.