Renda fixa: o investidor deve se preocupar com a Selic e o CDI em queda?

Brasileiros preguiçosos no planejamento financeiro poderão perder dinheiro com Selic em queda

A taxa básica de juros, também conhecida como Selic, está em queda. Países de primeiro mundo possuem uma taxa de juros, e de inflação, baixa. Sendo assim, o brasileiro não precisa ficar preocupado com a economia do país. No entanto, com os investimentos em renda fixa perdendo sua atratividade, o que fazer para não perder dinheiro?

Na prática, os produtos de renda fixa possuem os rendimentos atrelados, principalmente, à Selic. Um indivíduo com uma carteira de investimentos diversificada, terá mais segurança em seus investimentos.

Desta forma, ter uma parte dos investimentos em renda fixa ainda é importante porque faz com que a base do patrimônio fique em constante rendimento. Assim, será possível arriscar em outros investimentos.

Renda fixa: o investidor deve se preocupar com a Selic e o CDI em queda?

Taxa Selic e CDI em queda

Em suma, é importante ressaltar o mais recente corte da taxa Selic, ou seja, a taxa básica de juros. Com o corte, cada vez mais os investimentos de renda fixa acabam por ser menos atrativos, consequentemente, entregando uma rentabilidade menor.

Além disso, os investidores preocupam-se também com suas reservas de emergências, que obrigatoriamente devem estar alocadas em investimentos de renda fixa, como Tesouro Direto, CDB e DI.

Todas estas opções acabam por levar em conta a taxa Selic, pois seus rendimentos dependem da mesma.
Hoje, a taxa encontra-se em 2,00%, e o CDI, em 1,90%, estando sempre 1 ponto percentual abaixo da taxa básica de juros.

Como fica o meu dinheiro em um CDB

Com a queda cada vez maior da taxa Selic, o Financista Fabrizio Gueratto, do Canal 1Bilhão Educação Financeira, explica sobre o rendimento deste investimento de renda fixa e se ainda vale realmente a pena alocar o dinheiro neste título do governo,

Com isso, levando também em conta o desconto do Imposto de Renda (IR) e a inflação, que pode acabar impactando o rendimento dos investimentos do Tesouro Direto Selic. Principalmente, para aqueles que escolheram o investimento para alocar seus cofres de emergência, ou seja, suas reservas.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais