Renda fixa: o investidor deve se preocupar com a Selic e o CDI em queda?

Brasileiros preguiçosos no planejamento financeiro poderão perder dinheiro com Selic em queda

A taxa básica de juros, também conhecida como Selic, está em queda. Países de primeiro mundo possuem uma taxa de juros, e de inflação, baixa. Sendo assim, o brasileiro não precisa ficar preocupado com a economia do país. No entanto, com os investimentos em renda fixa perdendo sua atratividade, o que fazer para não perder dinheiro?

Na prática, os produtos de renda fixa possuem os rendimentos atrelados, principalmente, à Selic. Um indivíduo com uma carteira de investimentos diversificada, terá mais segurança em seus investimentos.

Desta forma, ter uma parte dos investimentos em renda fixa ainda é importante porque faz com que a base do patrimônio fique em constante rendimento. Assim, será possível arriscar em outros investimentos.

Renda fixa: o investidor deve se preocupar com a Selic e o CDI em queda?

Taxa Selic e CDI em queda

Em suma, é importante ressaltar o mais recente corte da taxa Selic, ou seja, a taxa básica de juros. Com o corte, cada vez mais os investimentos de renda fixa acabam por ser menos atrativos, consequentemente, entregando uma rentabilidade menor.

Além disso, os investidores preocupam-se também com suas reservas de emergências, que obrigatoriamente devem estar alocadas em investimentos de renda fixa, como Tesouro Direto, CDB e DI.

Todas estas opções acabam por levar em conta a taxa Selic, pois seus rendimentos dependem da mesma.
Hoje, a taxa encontra-se em 2,00%, e o CDI, em 1,90%, estando sempre 1 ponto percentual abaixo da taxa básica de juros.

https://www.youtube.com/watch?v=EMZzeKiOX9w

Como fica o meu dinheiro em um CDB

Com a queda cada vez maior da taxa Selic, o Financista Fabrizio Gueratto, do Canal 1Bilhão Educação Financeira, explica sobre o rendimento deste investimento de renda fixa e se ainda vale realmente a pena alocar o dinheiro neste título do governo,

Com isso, levando também em conta o desconto do Imposto de Renda (IR) e a inflação, que pode acabar impactando o rendimento dos investimentos do Tesouro Direto Selic. Principalmente, para aqueles que escolheram o investimento para alocar seus cofres de emergência, ou seja, suas reservas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.