Ao todo, 22 instituições diferentes participaram do levantamento realizado pelo site Money Times, entre bancos, gestoras, corretoras e analistas independentes. Ao todos foram 242 recomendações, das quais surgiram 80 empresas diferentes.

As 12 ações selecionadas foram citadas 124 vezes, computaram metade das indicações. Como foram pedidas não só carteiras de ações regulares, ou as chamadas big caps, também foram computados dados de 13 carteiras de small caps e 16 carteiras de dividendos, sendo escolhidas uma de cada para completar a carteira, que conta com 14 sugestões no total.

É bom lembrar que, como a carteira é voltada para captar as tendências dos melhores players do mercado, foi definido um sistema de pesos, isto é, as ações que tiveram mais “votos” terão uma participação maior.

Além disso, é preciso ter consciência que essas são apenas sugestões, baseadas em indicações de inúmeras carteiras para o mês de outubro de 2019, funcionando como um guia, e, portanto, não deve ser seguida completamente à risca. Vamos à carteira:  

Quais melhores ações?

Com o menor número de indicações está a Via Varejo (VVAR3), com 5 indicações e 4% de peso, a ação é a única small caps da lista. Em seguida estão três papéis diferentes que tiveram 6 indicações cada, Magazine Luiza (MGLU3), Localiza (RENT3) e Itaú Unibanco (ITUB4), o peso de todas elas na carteira é 4,8%.

As Lojas Renner (LREN3) tiveram 7 indicações no total, sendo a décima colocada da lista, com 5,6% de peso. Com oito escolhas cada, às próximas 3 são Suzano (SUZB3), Pão de Açúcar (PCAR4) e a própria B3 (B3SA3).

Todas elas têm 6,5% de peso na carteira dos sonhos. Em seguida vem às empresas Rumo (RAIL3) e IRB (IRBR3), com 9 indicações e 7,2% de participação. A Taesa (TAEE11), única opção em dividendos da lista, chegou ao top 4 com 11 indicações e 9% de participação na carteira.

Entre às três primeiras, o terceiro e segundo lugares empataram, com 12 indicações cada, estão a gigante Vale (VALE3), e o banco Bradesco (BBDC4), com peso 9,7% cada. Opção mais escolhida para a carteira dos sonhos, a Petrobras (PETR3; PETR4) foi a campeã, com 17 indicações e 13,7% de participação na carteira. 

Na carteira podemos ver muitas opções de peso. Se considerarmos os setores que tem mais representantes nessa lista teríamos um empate entre o Varejo e o Financeiro, cada um com 4 escolhas, porém, somados os pesos o setor financeiro dispara na liderança.

Das empresas listadas, somente o setor financeiro soma 28,2% do peso, contando com Bradesco S.A., Instituto de Resseguros do Brasil, Itaú Unibanco e B3.

Também com um peso enorme nos mercados brasileiros o setor do varejo é destaque, com 20,9% de participação na carteira, as empresas representantes do setor são Pão de Açúcar, Lojas Renner, Magazine Luiza e Via Varejo.

Leia também: “5 MELHORES AÇÕES DE 2019 PARA FICAR RICO COM A REFORMA DA PREVIDÊNCIA”

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: