FAMA Investimentos diminui aplicação mínima em seu fundo para mil reais

Com o objetivo de democratizar o acesso a investimentos, a gestora FAMA Investimentos reduziu o valor da aplicação mínima em seu fundo, o FAMA FIC FIA. A partir de agora, qualquer pessoa que desejar fazer uma aplicação através das plataformas digitais pode iniciar a partir de mil reais. Anteriormente, o investimento mínimo era de R$ 5 mil.

Segundo o cofundador e Portfolio Manager da gestora, Fabio Alperowitch, esse seria um passo para viabilizar o acesso para a geração Z, que tem os valores bastante alinhados aos princípios ESG praticados pela gestora. Atualmente cerca de 80% dos investidores da FAMA são institucionais e estrangeiros.

“Esse novo valor abre as portas para que mais pessoas possam investir em um fundo que segue critérios rígidos na questão de ética empresarial e sustentabilidade. Contudo, a inclusão financeira deve ser feita com responsabilidade, e a democratização de acesso não pode estar desacompanhada de educação – por conta do ativismo em redes sociais e posicionamentos públicos consolidados, entendemos que o momento já era adequado para promover esta democratização de forma responsável”, afirma.

“Essas pessoas hoje estão ajudando a impulsionar transformações no mundo corporativo e do público investidor e estão cada vez mais bem-informadas sobre os benefícios de investir seu dinheiro em fundos que, além de serem rentáveis, também seguem esses critérios tão importantes para essa geração”, destaca Alperowitch.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=GuG-bL5PT3U[/embedyt]

Fama: como investir

O fundo FAMA FIC FIA é composto por entre 15 e 18 ações de empresas brasileiras escolhidas conforme os critérios de excelência, incluindo alinhamento com questões ESG.

A FAMA Investimentos pratica tal filosofia desde sua fundação, em 1993, e é uma das poucas gestoras do mundo certificadas como uma “B Corp” é uma das fundadoras do Net Zero Asset Managers, movimento que congrega US$ 38 trilhões em ativos de gestores, com compromissos formais em descarbonização de seu portfólio.

A taxa de administração é de 2% ao ano e há ainda uma taxa de performance de 20% sobre o que exceder o Ibovespa. O fundo da FAMA apresentou um retorno anualizado de 21% ao ano desde o início, comparado com 14% ao ano do índice Bovespa.

O investimento no fundo da FAMA pode ser feito a partir de plataformas digitais, que estão listadas neste link.

  • Só clique aqui se já for investidor