Games online, NFTs e Metaverso: como identificar oportunidades nesse mundo novo?

O avanço da tecnologia e da maneira de se comunicar abriu caminho para novas tendências aparecerem. Nos últimos anos, foi possível observar uma expansão do setor de games online. Assim, diversos serviços surgiram para explorar as oportunidades no segmento de jogos.

Para os investidores, pode existir uma oportunidade ainda mais significativa. Afinal, novas formas de interagir e de se divertir online estão apenas começando. É o caso do Metaverso. Logo, há mais possibilidades de investimento — e aproveitá-las demanda avaliar o panorama do setor.

Para você compreender todo o contexto de games online, criptoativos e metaverso, confira este artigo com as principais considerações sobre o tema!

 

Qual é o cenário de plataformas online de games?

Para começar a entender melhor o movimento de avanço tecnológico, vale a pena iniciar pelo mercado de games. Embora ele não seja novo, o desenvolvimento do setor é recente e ganhou tração com o avanço da tecnologia e democratização da internet.

Em números, o mercado de games faturou, ao total, 180 bilhões de dólares em 2021. A maior parte do resultado — 93 bilhões de dólares — foi obtida no mobile gaming. Esse nicho compreende dispositivos inteligentes, como celulares e tablets.

Os 48% restantes do faturamento do mercado de jogos se dividem entre receita via console (28%) e computadores (20%). Logo, é possível notar que o avanço da tecnologia foi crucial para que o setor de games ganhasse popularidade.

Para o futuro, as expectativas também são positivas. Até 2028, a tendência é que o mercado global de games alcance mais de 545 bilhões de dólares. Ao total, a taxa média de crescimento anual poderá ser de 13,20%, entre 2021 e 2028.

 

Mídia e entretenimento
É importante saber que o setor de games não se limita aos jogos online. Existe um segmento inteiro de mídia, comunicação e entretenimento que vem se desenvolvendo junto aos games.

Um exemplo são as plataformas de streaming de games. Os serviços têm visto o número de usuários crescer exponencialmente, bem como as receitas obtidas nas diferentes modalidades de subscrição e apoio aos streamers.

Também é possível encontrar cada vez mais plataformas de entretenimento, integração e formação de comunidades. Nesse contexto, existem serviços que utilizam a lógica de gamificação para atrair fãs de esportes, por exemplo.

Nesse contexto, algumas plataformas digitais são focadas em experiências completas, com jogos gratuitos e pagos e onde é possível criar um universo completo, inclusive ser remunerado por jogar um jogo para ajudar a desenvolver a própria comunidade do jogo.

 

Entre elas, estão:

● Ape Coin

● Axie Infinity;

● Chiliz;

● Enjin;

● Decentraland;

● The Sandbox;

● Gala e outras.

Como se dá a relação entre games e criptoativos?

Como você viu, o setor de games online e todas as experiências derivadas dele estão em evolução. Por conta do contexto de crescimento de ativos digitais, também podemos observar uma relação cada vez mais forte desse segmento com os criptoativos.

Os ativos digitais costumam ser descentralizados e normalmente utilizam a estrutura de blockchain para realizar operações. A princípio, houve a popularização de moedas digitais, como o bitcoin e outras alternativas.

Depois, ocorreu a consolidação dos non-fungible tokens (NFTs), ou tokens não fungíveis. Na prática, os NFTs correspondem a uma espécie de certificado digital, que atesta a autenticidade e a propriedade de um ativo, como por exemplo uma ilustração ou outra obra digital.

Em 2021, o mercado cresceu exponencialmente, atingindo um desempenho 21.000% maior que o anterior. Segundo os dados, havia mais de 2,5 milhões de carteiras de criptoativos de pessoas negociando NFTs em 2021. Em 2020, o número foi de apenas 89 mil pessoas.

Ao total, as movimentações de NFTs somaram 17 bilhões de dólares em 2021 — contra 82 milhões de dólares em 2020. Além disso, foi possível observar um crescimento no segmento de gaming NFTs, ou seja, o mercado de token não fungível relacionado aos games online.

 

NFTs e jogos online
Nos games online, os NFTs podem fazer referência a avatares, moedas digitais de cada jogo e colecionáveis, entre outras alternativas. Assim, eles trazem mudanças significativas na experiência dos games e no comportamento geral, o que estimula o mercado de criptomoedas e criptoativos.

Esse contexto também viabiliza o surgimento e o fortalecimento do metaverso. A ideia dessa tecnologia inovadora é criar mundos digitais completos e, em certa medida, integrados à realidade.

Já é possível acompanhar experiências criadas no metaverso e até marcas que comercializam seus produtos dessa forma — em muitos casos, com ajuda dos NFTs. Se houver o aumento de adesão a essa tendência, o setor de criptoativos seguirá sendo favorecido.

 

Como se expor ao mercado de games online, NFT e metaverso?

Como você viu até aqui, o mercado de games online está não apenas em crescimento de receita, mas também em expansão de soluções. Diante do avanço tecnológico, essa pode ser uma oportunidade de investimento para muitas pessoas.

Afinal, com a consolidação do segmento, é possível aproveitar a valorização dos ativos financeiros relacionados ao segmento de games. Contudo, é importante ter em mente que não existem garantias sobre os ganhos.

Se você tem interesse e acredita no segmento, vale saber que, para investir e diversificar o portfólio, não é preciso negociar diretamente no mercado de criptomoedas. Isso porque existem alternativas indiretas para aproveitar a consolidação dos gaming NFTs.
Um dos caminhos consiste nos Exchange Traded Funds (ETFs) ou fundos de índice negociados em bolsa. Eles são veículos que replicam a carteira teórica de um grupo de ativos que pode ser focado em diversos setores. Por exemplo, você pode investir no NFTS11 na B3, a bolsa de valores brasileira.

Saiba mais sobre ele!

 

NFTS11
Esse fundo de índice replica o MVIS Crypto Media & Entertainment Leaders Index. O ETF é gerenciado pela Investo e permite exposição ao setor de gamecoins e de desenvolvimento do metaverso.

Assim, você pode se expor ao mercado de games, NFTs e metaverso de maneira acessível e regulamentada. Ademais, é possível diversificar sua carteira, garantindo a exposição a um setor diferente dos segmentos tradicionais.

Neste artigo, você descobriu como o mercado de games online tem crescido e evoluído. Agora também existe um contexto de compra e venda de NFTs e entrada no metaverso, por exemplo. Caso seja do seu interesse, é possível aproveitar o movimento com um ETF com exposição ao setor!

Quer conhecer mais sobre o ETF que pode ajudá-lo a participar do segmento de games e NFTs? Conheça as características do NFTS11!

ativos digitaisavanço tecnológicobaixa liquidezBlockchaincriptomoedasdireitos reservadosExchange traded fundsfundo de índicejogos onlinemercado de criptomoedasMetaversomoeda digitalmoeda virtualmundo digitalNFTS11plataformas digitaistoken não fungíveltokens não fungíveisvenda de nfts