Em quase dois anos de pandemia, muitas consequências econômicas já podem ser observadas. No entanto, o que está em foco é a esperança e expectativas de uma retomada econômica mundial.
No Brasil, a coisa não é diferente. Depois de altos e baixos, além de uma crise política, os brasileiros anseiam por uma virada de ano que traga melhorias.
Como 2021 está a três meses do seu final, muitos especialistas já estão de olho em previsões de bons investimentos para o próximo ano, como algumas modalidades de fundos. Assim, eles também estão atentos a novos elementos que podem influenciar o mercado.
“O que justifica e sustenta essa possibilidade são a alta dos juros, a inflação muito acima da meta não só no Brasil, mas também no resto do mundo, conflitos geopolíticos externos e as temidas eleições presidenciais no Brasil”, avalia o economista Tiago Piassum, sócio-fundador da Marco Investimentos.
Portanto, veja os investimentos que prometem ter um papel protagonista no mercado brasileiro em 2022:
Ações de empresas ESG
O interesse do mercado em empresas sustentáveis não é uma novidade. Essa questão veio ainda mais atuma depois da pandemia. Portanto, as organizações que praticam o conceito ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) costumam ter melhor performance em cenários de pós-crise.
Em suma, os fundos ESG arrecadaram cerca de 2,5 bilhões no Brasil apenas em 2020. Dessa forma, esse tipo de investimento merece um olhar especial assim como um lugar de destaque na carteira dos investidores.
Multimercados Macro
Não é só no Brasil que as taxas de juros como Selic, inflação, entre outras, têm aumentado. A respeito desse acontecimento, os Fundos Macro, que possuem base nessas taxas, devem seguir o mesmo caminho de alta.
No entanto, vale ressaltar que nem tudo são flores. Afinal, os fundos macros são afetados diretamente por acontecimentos no país e no mundo todo.
Mesmo assim, alguns analistas acreditam que vale a pena o investimento e que o mesmo voltará a ganhar uma forte relevância em 2022, especialmente devido a maioria ter grande parte do portfólio atrelada à inflação e comprados em Juros.
ETFs de Commodities
Os ETFs, ou simplesmente fundos de índice, são um tipo de investimento bem popular na Bolsa de Valores. Na prática, vários investidores, como EM um condomínio, investem em conjunto em um mesmo lugar. Dessa forma, o desempenho é replicado através de um índice de referência.
Esse tipo de investimento vem ganhando destaque por ter muita diversidade. Além disso, os fundos atrelados a commodities, que tiveram uma supervalorização mundial no começo do ano, já estão disponíveis no Brasil.
O sócio-proprietário da Marco aponta a importância de executar as compras em partes divididas por iguais e diluídas dentro de um prazo de 3 a 6 meses. “Isso reduz o risco de uma classe não ter uma performance tão boa após a aplicação, caso o momento não seja exatamente o ideal para aquela categoria”, afirma.
Mercado de Cannabis
O canabidiol (CBD) acabou se tornando muito promissor. Isso porque, só em 2020, o mercado legalizado desse item, que produz produtos farmacêuticos e medicinais, faturou US$ 24,6 bilhões.
Para aqueles que se interessam pelo investimento, aplicar dinheiro na indústria é muito fácil. Atualmente, o Brasil já tem alguns ETFs voltados para a indústria de cannabis.
Um desses fundos é o ETFMG Alternative Harvest, ou simplesmente MJ. Em suma, ele investe diretamente em várias empresas deste setor nos Estados Unidos.
Além disso, vale ressaltar que os mercados voltados à saúde e pesquisas laboratoriais em geral ganharam destaque na pandemia. Dessa forma, os estudos com a Cannabis estão sendo desenvolvidos até para benefícios veterinários. Desta maneira, tudo indica que esse mercado vai longe.
Comentários estão fechados.