Ecorodovias (ECOR3) reporta alta de 63,5% no tráfego na 2ª semana de abril

No acumulado de 2021 até o dia 11 de abril, houve aumento de 12,8%

Entre os dias 5 a 11 de abril deste ano, passaram 7.434 veículos pelas rodovias administradas pela Ecorodovias (ECOR3), aumento de 63,5% na comparação com o período equivalente do ano passado, informou a companhia em comunicado nesta terça-feira (13).

Nas concessões comparáveis, que excluem um ativo, a alta foi de 48,6% na mesma base de comparação. Os maiores avanços se deram na Ecoponte (+84,2%), no Rio de Janeiro, e na Ecopistas (+73,3%), no Vale do Paraíba, em São Paulo.

No acumulado de 2021 até o dia 11 de abril, houve aumento de 12,8% no número consolidado na comparação com 2020, com destaque para alta de 15,4% na Ecosul, em Pelotas (RS). A maior queda ficou com a Ecovia Caminhos do Mar, no Paraná, com redução de 6,4% ante o ano passado. Já nas concessões comparáveis, houve alta de 4,6% no tráfego.

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Ecorodovias

A companhia reportou prejuízo líquido de R$ 630,7 milhões no quarto trimestre de 2020, revertendo o lucro de R$ 79,2 milhões em igual período do ano anterior, conforme relatório encaminhado ao mercado.

De acordo com o documento, no acumulado do ano a companhia registrou perdas que somaram R$ 423,9 milhões, ante prejuízo de R$ 185,5 milhões contabilizados um ano antes.

Diante dos resultados, afirmou que não haverá distribuição de dividendos referente ao exercício de 2020.

Balanço

Já a receita operacional líquida da Ecorodovias registrou queda de 4,1%, para R$ 1,06 bilhão. Na estatística anual, houve avanço de 1,2%, para R$ 3,9 milhões.

Dentre os segmentos de atuação da empresa, a receita de pedágio registrou aumento de 1,6% devido ao início da cobrança de pedágio pelas praças P1 e P2 da Ecovias. A receita acessória também avançou 22,6% em função do incremento de contratos de fibra ótica.

Porém, a receita de construção registrou redução de 24,2% em razão do menor volume de obras nas concessões rodoviárias.

A empresa

A companhia informou que, em 2020, o tráfego consolidado cresceu 1,6%, devido ao início da cobrança de pedágio pela Eco135, consolidação da Eco050 e ao início da cobrança de pedágio pelas praças P1 e P2 da Ecovias do Cerrado.

Mas, ao desconsiderar esses efeitos, houve uma redução de 8,2% no tráfego ocasionada, de acordo com a companhia, pelas medidas de isolamento social adotadas no combate à covid-19 a partir da segunda quinzena de março.

Além disso, a tarifa média consolidada por veículo equivalente pagante apresentou redução de 1,2%, para R$ 8,35.

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