BC quer tornar permanente medida de liquidez bancária, diz Campos Neto

Também disse que o orçamento pode aumentar o risco fiscal

O Banco Central (BC) quer tornar permanente uma de suas medidas de combate à crise provocada pela pandemia do ano passado, a que oferece liquidez aos bancos em troca de crédito do setor privado como garantia, em vez de dívida pública, como era o caso antes.

Em evento online organizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), como parte das Reuniões de Primavera do FMI e Banco Mundial, e gravado em 1º de abril, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, também disse que as altas de juros iniciais significam que as taxas não precisarão ser elevadas tanto.

BC quer tornar permanente medida de liquidez bancária, diz Campos Neto
Banco Central

BC: orçamento

Duas coisas tiram hoje o sono do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto: a vacinação no Brasil, que vai ditar o ritmo de abertura da economia, e o risco de descontrole das contas públicas. Os dois fatores estão no radar do BC para a definição dos próximos passos da taxa Selic, os juros básicos do Brasil, que depois de cair para o patamar histórico de 2% ao ano subiram para 2,75% para conter o avanço da inflação.

Agora é o Orçamento que pode aumentar o risco fiscal e atrapalhar a condução da política de juros. A lei orçamentária foi aprovada pelo Congresso com despesas subestimadas e pode se tornar inexequível.

Negociações estão em andamento entre governo e Congresso para a saída do impasse. “Se o Orçamento passar a percepção de que ele é inexequível, é um fator que vai preocupar o BC”, diz.

O banco

Um banco central, banco de reservas ou autoridade monetária é uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo.

  • Só clique aqui se já for investidor

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Leia mais