A Lojas Americanas afirmou que começou a aceitar nesta quarta-feira (9) o PIX para pagamento em sua plataforma digital de compras online.

Quando escolhida para processar o pagamento, a solução intermediada pela Ame, fintech da companhia, gera um QR Code dinâmico. O pagamento é feito em até 10 segundos.

Nas unidades físicas da Lojas Americanas, o PIX está em projeto piloto em 10 unidades entre Rio de Janeiro e São Paulo, mas nas próximas semanas, estará disponível nas mais de 1.700 lojas em todo o país, afirmou a companhia.

B2W (BTOW3) aprova aumento na emissão de bonds para US$ 500 milhões

PIX: BC

O chefe adjunto do departamento de competição e estrutura do mercado financeiro do Banco Central, Carlos Brandt, afirmou que o sistema de pagamentos instantâneos Pix é extremamente seguro, com uma plataforma robusta e marcadores de possíveis fraudes, além de operações rastreáveis, o que dificulta a aplicação de golpes.

Segundo ele, o que tem acontecido – e são poucos casos – são os chamados golpes de engenharia social, em que os bandidos criam histórias para convencer as vítimas a passar informações sensíveis.

Brandt ressaltou que o BC tem trabalhado para evitar esse tipo de crime, com campanhas de orientação aos usuários e colaboração com outras autoridades, inclusive com a Polícia Civil de São Paulo, com quem o regulador deve se reunir nos próximos dias.

No mesmo evento, o diretor-executivo de inovação da Febraban, Leandro Vilain, afirmou que toda vez que há uma mudança grande de comportamento, isso abre oportunidades para os fraudadores criarem novas modalidades de golpes, mas disse que os bancos também estão trabalhando na orientação dos clientes e ressaltou a importância de só realizar transações em ambientes logados, seja no internet banking ou no aplicativo do banco.

https://youtu.be/On4ykhh2m9k
Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: