FGTS – ESPECIALISTAS EXPLICAM IMPACTO DA LIBERAÇÃO

Especialistas do mercado financeiro comentam sobre as expectativas do mercado acerca dos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Especialistas do mercado financeiro comentam sobre as expectativas do mercado acerca dos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Com o intuito de aquecer o varejo e injetar aproximadamente R$ 40 bilhões na economia do país, iniciaram-se os saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Quando noticiada a liberação, expectativas foram geradas, isso porque em 2017, a economia acelerou 1,1% e mais de 0,60% dessa aceleração se deu por conta disso. Os dados do IBC-Br registraram crescimento em 1,7% no período de um ano e só no 2º trimestre de 2019, o crescimento representa 0,4% desse número. Espera-se também que haja ainda mais agendas para incentivar a economia brasileira ao longo deste ano.

Para Jefferson Laatus, Estrategista-Chefe do Grupo Laatus, a liberação não deve ter grande impacto agora. “O impacto para o mercado financeiro já aconteceu no anúncio, o varejo já reagiu bem”, afirma. Ele segue e diz que a boa reação pode ter ligação com os gastos que já aconteceram na expectativa pelo FGTS. “Especula-se que muitas pessoas anteciparam que receberiam o FGTS e já começaram a consumir, antes mesmo de receber. O fator é positivo apesar de ser uma medida temporária”. Ele enfatiza que a medida não resolve as questões presentes no cenário econômico do país. “Que fique claro que é algo breve, não resolve as questões da economia brasileira”, explica Laatus.

Daniela Casabona, Sócia-Diretora da FB Wealth, acredita que a semana no mercado começou com otimismo, porém isso foi um impacto das questões externas, “O mercado começou a semana mais otimista, mas bastante puxado pelas notícias externas que acabam impactando mais do que a própria liberação”. Casabona aponta que apesar de não ter um grande impacto, segue sendo um fator que movimenta o mercado. “De qualquer maneira, a liberação do FGTS puxa o mercado, pois a entrada de dinheiro vai ajudar a fomentar a economia”. Ela afirma que o impacto da liberação só será sentido de fato nos dados futuros.

O Operador de Renda Fixa da Nova Futura Investimentos, André Alírio, explica que a liberação do FGTS apesar do pouco impacto no mercado em geral, é algo que movimenta grandemente o varejo. “A liberação tem um impacto grande para a área varejista, pois alavanca as famílias e muitos pagam as dívidas, além disso o setor bancário também pode lucrar”. Ele aponta que a semana foi impactada positivamente em maior parte pela possibilidade do acordo entre EUA e China. “O andamento das reformas também impactou a semana, sendo um fator positivo, mas também se deve, mesmo que pouco, ao FGTS”. Ele aponta que o pagamento de dívidas pode alavancar o consumo, mas que o impacto segue baixo. “A maioria das pessoas vai pagar dívidas, então isso abre portas para o consumo, hoje se espera um impacto menor que o da primeira liberação”, finaliza Alírio.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.