Confira 5 dicas para quem deseja começar a investir no mercado de ações

No último ano, o interesse por investimentos em ações cresceu bastante

Como aponta um levantamento feito pela Bolsa de Valores (B3), no primeiro semestre de 2021, o número de investidores cresceu 43%, totalizando 500 mil novas pessoas. Desta forma, investimentos na renda variável estão cada vez mais em alta e atraindo o interesse dos brasileiros.

Para Lucas Chagas, Head de Parcerias e Novos Negócios da Nelogica, companhia que desenvolve softwares avançados para o mercado financeiro, a alta procura e o crescimento no mercado dos investimentos já era aguardado.

Com efeito, principalmente, da pandemia da Covid-19, houve uma procura grande por novos negócios e maneiras de adquirir renda extra. Por outro lado, mesmo com as informações mais acessíveis, é fundamental estudar bastante antes de iniciar as negociações na Bolsa de Valores. 

Pensando nisso, Lucas Chagas listou 5 dicas essenciais para quem busca se aprofundar mais no mercado financeiro:

1 – Estudar antes de começar

Em primeiro lugar, o ideal é estudar bastante sobre o mercado de ações, como ele opera e funciona. Visto que o mesmo pode apresentar bastante volatilidade, os requisitos iniciais são o estudo e cautela.

Desse modo, a pessoa interessada deve estudar e compreender o mercado, taxa Selic, o que significa uma bolsa de valores, entre outros pontos essenciais que devem estar claros.

Para Lucas, atualmente, existe a possibilidade de compreender a Bolsa de Valores através de simulações, evitando aplicações de capital sem a preparação necessária.

2 – Organizar o dinheiro

Sendo assim, para iniciar uma operação na Bolsa, a pessoa deve ter uma noção exata sobre a sua situação financeira no momento.

Portanto, a mesma não pode depositar todas as suas economias em apenas um investimento, mas sim analisar qual o melhor aporte financeiro e desenvolver uma cultura de investimento mensal. No entanto, vale destacar que será essencial cortar os gastos e controlar melhor o dinheiro. 

3 – Estabelecer os objetivos

A propósito, existem diversas opções de investimentos, a curto, médio e longo prazo. Portanto, é importante estabelecer quais são as metas. 

Isto posto, Lucas Chagas recomendou o seguinte questionamento:  “Gostaria de comprar um carro em X anos, ou fazer uma pós-graduação em X meses?”. Sendo assim, com os objetivos traçados, ficará ainda mais fácil alcançá-los. 

Além disso, não adianta definir metas se o investidor não acompanha a sua evolução. Por isso, é importante revisar periodicamente o quão próximo estão as metas e o que pode acelerar as mesmas.

Confira 5 dicas para quem deseja começar a investir no mercado de ações
Começar a investir em ações

4 – Acompanhar o mercado sempre

Encaixar na rotina o acompanhamento no mercado, com uma certa frequência, pode ajudar bastante a alcançar as metas e ter um bom desempenho no mercado. 

Logo, é bom manter-se informado referente às principais ações do dia, quais os motivos por estarem em alta ou baixa na Bolsa e os principais assuntos referentes ao mercado. 

5 – Utilizar plataformas profissionais

Por fim, mesmo que investir na Bolsa de Valores dê ao investidor uma certa liberdade financeira, ainda é essencial ter um profissional orientando a melhor direção, com metodologia e ferramentas corretas.

Para assim, estabelecer o melhor plano estratégico, é importante pensar como um profissional, empregando os melhores recursos para atuar no mercado financeiro.

Para concluir, Lucas Chagas recomendou o guia o Profit da Nelogica, que disponibiliza um simulador para aprender e compreender como funciona uma negociação sem perder dinheiro.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais