Cia Hering (HGTX3) tem salto no lucro do 3º tri por efeito tributário, mas Ebitda desaba

Cia Hering (HGTX3) tem salto no lucro do 3º tri por efeito tributário, mas Ebitda desaba

A Cia Hering (HGTX3) divulgou nesta quarta-feira (4) lucro líquido de R$ 155,5 milhões, mais do que o dobro de um ano antes, mas o desempenho foi puxado pela contabilização de créditos tributários.

A companhia afirmou no balanço que apurou créditos presumidos de ICMS de R$ 178,3 milhões no período. Enquanto isso, a receita líquida desabou 33,6%, para R$ 257,8 milhões.

A Cia Hering (HGTX3) divulgou nesta quarta-feira (4) lucro líquido de R$ 155,5 milhões, mais do que o dobro de um ano antes, mas o desempenho foi puxado pela contabilização de créditos tributários.

Ebitda

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), caiu quase 79%, para R$ 16,7 milhões.

Apesar dos sinais de retomada da economia, a Cia Hering apurou uma queda de 17 pontos percentuais nas vendas mesmas lojas no trimestre ante mesmo período de 2019.

“É importante ressaltar que as vendas avançaram em sincronia com a retomada gradual das lojas”, afirmou a Cia Hering no balanço. A empresa afirmou que viu em setembro, “movimentos importantes de reposição em todos os canais”, o que sinaliza “perspectiva bastante positiva para o quarto trimestre”.

A companhia

Comemorando 140 anos, empresa é obrigada a se reinventar em busca de crescimento nas vendas e afugentar crise.

De acordo com a IstoÉ Dinheiro, apesar do peso da camisa, a empresa tem enfrentado maus momentos nos últimos meses. A dona das marcas Hering, Hering Kids e Dzarm registrou queda de 45,8% na receita bruta do primeiro semestre deste ano na comparação com o resultado de janeiro a junho de 2019 – depois de R$ 860 milhões para R$ 465,9 milhões . O recorte de abril a junho é ainda pior: -66,3%.

As dificuldades, por razões óbvias, se explicam pelos efeitos da pandemia sobre a economia brasileira. A companhia teve 100% de suas 764 lojas fechadas. As seis fábricas da empresa e seu principal centro de distribuição, no estado de Goiás, também fecham as portas.

Sem receitas e buscando diminuir o impacto, a Hering aderiu à Medida Provisória nº 936 e reduziu a folha de pagamento em 50%. A empresa não relevou os números, mas precisou demitir para amortecer os efeitos da Covid-19 sobre seus resultados.

A Hering não foi um caso isolado. O setor crítico foi um dos mais impactados pela crise neste ano. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as receitas recuaram 15,1% em agosto, descontada a matéria, na comparação com o mesmo mês de 2019. Apesar da queda, o resultado mostra uma retomada do setor, tendo agosto como o quarto mês consecutivo de recuperação. Essa retomada, entretanto, tende a ser mais lenta para o varejo de moda, já que as atividades for de casa continua reduzidas.

Já a estratégia para reverter esse cenário já tinha o e-commerce como foco, mas o rápido crescimento da participação de vendas dos canais digitais em um curto espaço de tempo surpreendeu.

No primeiro semestre do ano as vendas foram de R $ 60,5 milhões, o dobro em relação aos R$ 29,8 milhões do primeiro semestre de 2019. Antes mesmo de imaginar a chegada de uma pandemia, uma companhia realizou, no quarto trimestre de 2019, uma integração de 91% das lojas – próprias e franqueadas – em omnichannel. A iniciativa foi crucial nos resultados e refletiu no crescimento de 51% no lucro líquido, chegando a R$ 131,8 milhões.

Veja HGTX3 na Bolsa:

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