Black Friday: varejo recua 14,5%, mostra ICVA; e-commerce cresce 21%

Black Friday: varejo recua 14,5%, mostra ICVA; e-commerce cresce 21%

O faturamento nominal das vendas no varejo mostrou retração de 14,5% na sexta-feira da ‘Black Friday’, em relação a período equivalente do ano anterior, de acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), que monitora 1,5 milhão de varejistas credenciados à empresa de meios de pagamentos.

Segundo a Reuters, tal desempenho refletiu principalmente o declínio de 25,5% nas vendas no varejo físico, ainda afetado pela pandemia de Covid-19, enquanto o comércio eletrônico apurou alta de 21,2% ano a ano, conforme números divulgados neste sábado pela Cielo.

Black Friday das corretoras

Superintendente-executivo

Na visão do superintendente-executivo de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, o crescimento das vendas online está relacionado com a maior familiaridade das pessoas em comprar pela internet.

“Desde o início da pandemia, com as medidas de isolamento, as pessoas buscaram o e-commerce para realizar compras. Essa mudança de comportamento se reflete nos resultados da Black Friday, uma data tradicionalmente mais forte nesse canal” afirmou Mariotto, em nota.

Mercado Livre

Já a Melidata, que faz os levantamentos de dados internos do Mercado Livre, divulgou no sábado os termos mais buscados durante a edição da Black Friday de 2020 na plataforma, assim como as categorias que registraram maior volume de vendas.

A edição de 2020 pode bater um novo recorde, visto que que o brasileiro passou a comprar mais pela internet desde o começo da quarentena imposta pelo novo coronavírus.

1º/S

O primeiro semestre do ano registrou um aumento de 47% no volume de compras feitas pela internet, segundo pesquisa Ebit/Nielsen feita em parceria com a bandeira de cartões Elo.

Segundo a Melidata, os termos mais buscados foram: Notebook, celular, iPhone, geladeira, PS4, TV, entre outros. Mesmo com descontos menores em relação a outros produtos, os eletrônicos ainda são muito procurados, já que os clientes aproveitam a data para economizar.

Já entre as categorias mais vendidas, o setor de Roupas ultrapassou até mesmo o de Eletrônicos. A categoria de Casa e Decoração ficou bem ranqueada, conquistando o segundo lugar, dado que as pessoas estão passando mais tempo em casa e se preocupam, cada vez mais, com itens domésticos.

Termos mais buscados

  • Notebook
  • Celular
  • iphone 11
  • Geladeira
  • Microondas
  • Ventilador
  • Ps4
  • Ps5
  • Relógio smartwatch
  • TV

Categorias mais vendidas

  • Moda
  • Casa e Decoração
  • Eletrônicos
  • Autopeças
  • Itens Supermercado
você pode gostar também

Comentários estão fechados.