Ativa divulga carteira de fundos imobiliários (FIIS) para março

A Ativa Investimentos divulgou sua carteira recomendada de fundos de investimento imobiliário (FIIS) para março, conforme relatório encaminhado ao mercado.

De acordo com o documento, em fevereiro a carteira teve performance de +1,16% contra +0,25% do IFIX, +0,15% do IFIX L. A bolsa brasileira atravessou um mês de alta volatilidade, resultado de decisões políticas tomadas em Brasília.

“Destacamos o envio pelo presidente Jair Bolsonaro de uma MP (Medida Provisória) de privatização da Eletrobras e um projeto de lei para privatizar os Correios. Bolsonaro também sancionou a autonomia do Banco Central”, destacou a gestora.

Entretanto, o principal assunto foi a decisão de demitir o então presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, no dia 19. Dado a percepção de risco, as ações das empresas chegaram a cair mais de 20% no dia 22.

Para o mês de março ou abril espera-se que seja aprovado a o Ploa (Projeto de Lei Orçamentária Anual), importante aprovação para detalhar como os recursos da União será gasto em 2021.

O IGP-M ficou em 2,29% na segunda prévia de fevereiro, abaixo dos 2,37% de janeiro. No acumulado em 12 meses, no entanto, a taxa passou de 25,46% para 28,64%. A prévia da inflação, IPCA-15 de fevereiro ficou em 0,48% segundo o IBGE. Os combustíveis tiveram o maior impacto sobre indicador, 017%, o preço da gasolina no mês subiu 3,34%.

Ativa Investimentos divulga carteira de fundos imobiliários (FIIS) para março

FIIS – IFIX L

No dia 22 de fevereiro, a B3 anunciou o lançamento de um novo índice para o mercado de Fundos Imobiliários, o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários de Alta Liquidez (IFIX L). O IFIX L é o resultado de uma carteira teórica de ativos, elaborada de acordo com os critérios estabelecidos nesta metodologia. Podendo ser acessada através desse link.

O objetivo do IFIX L é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários mais líquidos negociados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3.

A atual composição compreende 51 FIIs, sendo os principais KNIP11, KNRI11, KNCR11, HGLG11 e XPLG11. Estes somados são pouco mais de 25% da composição do Índice. Nos próximos meses, utilizaremos o índice, junto ao IFIX, para balizar o desempenho carteira recomendada.

Ativa Investimentos divulga carteira de fundos imobiliários (FIIS) para março

Para março

Para o mês de março foram incluídos os Fundos Tordesilhas EI (TORD11) – sob gestão da Hectare do segmento de desenvolvimento; e o Guardian Logística (GALG11) – gerido pela Guardian Gestora. Foi retirado o Fundo Valora CRI Índice de Preços (VGIP11), dado que o objetivo de valorização foi alcançado. A evolução do VGIP desde sua entrada na carteira foi de 9,23%.

  • Só clique aqui se já for investidor

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Leia mais