Ativa divulga carteira de fundos imobiliários (FIIS) para março

A Ativa Investimentos divulgou sua carteira recomendada de fundos de investimento imobiliário (FIIS) para março, conforme relatório encaminhado ao mercado.

De acordo com o documento, em fevereiro a carteira teve performance de +1,16% contra +0,25% do IFIX, +0,15% do IFIX L. A bolsa brasileira atravessou um mês de alta volatilidade, resultado de decisões políticas tomadas em Brasília.

“Destacamos o envio pelo presidente Jair Bolsonaro de uma MP (Medida Provisória) de privatização da Eletrobras e um projeto de lei para privatizar os Correios. Bolsonaro também sancionou a autonomia do Banco Central”, destacou a gestora.

Entretanto, o principal assunto foi a decisão de demitir o então presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, no dia 19. Dado a percepção de risco, as ações das empresas chegaram a cair mais de 20% no dia 22.

Para o mês de março ou abril espera-se que seja aprovado a o Ploa (Projeto de Lei Orçamentária Anual), importante aprovação para detalhar como os recursos da União será gasto em 2021.

O IGP-M ficou em 2,29% na segunda prévia de fevereiro, abaixo dos 2,37% de janeiro. No acumulado em 12 meses, no entanto, a taxa passou de 25,46% para 28,64%. A prévia da inflação, IPCA-15 de fevereiro ficou em 0,48% segundo o IBGE. Os combustíveis tiveram o maior impacto sobre indicador, 017%, o preço da gasolina no mês subiu 3,34%.

Ativa Investimentos divulga carteira de fundos imobiliários (FIIS) para março

FIIS – IFIX L

No dia 22 de fevereiro, a B3 anunciou o lançamento de um novo índice para o mercado de Fundos Imobiliários, o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários de Alta Liquidez (IFIX L). O IFIX L é o resultado de uma carteira teórica de ativos, elaborada de acordo com os critérios estabelecidos nesta metodologia. Podendo ser acessada através desse link.

O objetivo do IFIX L é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários mais líquidos negociados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3.

A atual composição compreende 51 FIIs, sendo os principais KNIP11, KNRI11, KNCR11, HGLG11 e XPLG11. Estes somados são pouco mais de 25% da composição do Índice. Nos próximos meses, utilizaremos o índice, junto ao IFIX, para balizar o desempenho carteira recomendada.

Ativa Investimentos divulga carteira de fundos imobiliários (FIIS) para março

Para março

Para o mês de março foram incluídos os Fundos Tordesilhas EI (TORD11) – sob gestão da Hectare do segmento de desenvolvimento; e o Guardian Logística (GALG11) – gerido pela Guardian Gestora. Foi retirado o Fundo Valora CRI Índice de Preços (VGIP11), dado que o objetivo de valorização foi alcançado. A evolução do VGIP desde sua entrada na carteira foi de 9,23%.

  • Só clique aqui se já for investidor

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais