Ambipar (AMBP3) anuncia aquisição da empresa canadense Orion

A Orion atua no segmento chamado “response”, que seria algo como socorro em situações de emergência

A Ambipar (AMBP3) anunciou na quinta-feira (18) a aquisição da companhia canadense Orion, conforme documento encaminhado ao mercado.

De acordo com a empresa, a Orion atua no segmento chamado “response”, que seria algo como socorro em situações de emergência.

Já a Ambipar se posiciona como uma empresa que atua em diversos segmentos para oferecer serviços e produtos completos voltados à gestão ambiental. “Em franca expansão mundial, a Ambipar respeita as regras de compliance e responsabilidade socioambiental, prezando a ética e o pronto atendimento às demandas de seus clientes”, informou.

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Ambipar: exterior

De acordo com o Estadão, trata-se da sexta empresa estrangeira adquirida desde que a Ambipar levou suas ações à Bolsa, no meio do ano passado. Em sua carteira, já entraram outras quatro norte-americanas e uma no Reino Unido.

Ainda segundo o jornal, a companhia tem mapeado uma dezena de empresas lá fora por uma consultoria contratada no fim de 2020 – e devem entrar na cesta de compras da companhia até dezembro. Com isso, a Ambipar encerra o ciclo de expansão inorgânica, para então digerir os negócios, crescer e fincar definitivamente sua marca no exterior.

IPO

A companhia captou R$ 1 bilhão no IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês). Na lista de promessas, estavam várias aquisições, especialmente no Hemisfério Norte – as quais vem cumprindo. As empresas alvo têm um faturamento entre US$ 7 milhões e US$ 10 milhões. A Orion, vendida à Ambipar esta semana, faturou 9,7 milhões em dólares canadeses em 2020.

Como nos Estados Unidos, o negócio de “response” é regionalizado e segmentado por tipo de acidente, a Ambipar está aproveitando sua experiência no Brasil, de extensão continental, para ganhar mercado a partir de um atendimento padronizado a situações de emergência em diferentes condições. Tanto que, boa parte da demanda lá fora veio de multinacionais que ela atende no Brasil.

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ESG

Apesar do apelo que o tema ESG (meio ambiente, sustentabilidade e governança, na sigla em inglês) ganhou no mercado financeiro, os investidores da Bolsa não têm pagado mais por suas ações. Os papéis da companhia são negociados atualmente com um ganho modesto em relação ao preço do IPO.

A presidente da Ambipar, Cristina Andriotti, atribui o desempenho fraco das ações ao pouco conhecimento que os investidores têm do escopo de sua atividade e do potencial impacto financeiro que a gestão de resíduos tem na atividade das empresas, além dos já aparentemente visíveis nas três letrinhas do ESG.

Gestão do lixo

Além das respostas de emergência, a Ambipar faz a gestão do lixo das empresas. Para ela, todo resíduo tem valor agregado e, após ser trabalhado, pode permitir à empresa que o produziu ter benefício financeiro com sua gestão. Assim, além de sustentável, a empresa entra no grupo das companhias ESG. Segundo Andriotti, 96% dos resíduos gerados por seus clientes têm resultado em valor para a companhia e apenas 4% são efetivamente desperdiçados. O lixo pode se transformar em energia, compostagem, em matéria-prima ou subproduto.

Veja AMBP3 na Bolsa:

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