A bolsa de valores bateu um recorde histórico na última sexta (8) ao chegar a 125 mil pontos, maior patamar já registrado em um fechamento, mostrando otimismo dos investidores nos últimos dias.

De acordo com o estrategista e sócio da 051 Capital, Rossano Oltramari, o feito se deve a quatro fatores principais: liquidez abundante no mundo, alta de commodities, investidor estrangeiro entrando forte no Brasil e em países emergentes, otimismo em relação à vacinação.

Como investir com pouco na B3
Como investir com pouco na B3

Trabalha na expectativa

Para João Beck, economista e sócio da BRA, a bolsa trabalha na expectativa. “Na esfera internacional, a China já vinha mostrando sinais de recuperação mesmo antes do anúncio das vacinas. Nos EUA, a onda azul deixa um cenário de política econômica mais expansionista. Por aqui, é verdade começamos o ano mais endividados que o ano anterior. Mas com uma taxa de juros tão baixa que não se imaginava há poucos anos”, frisou.

Nos Estados Unidos, os principais índices de Wall Street também atingiram níveis históricos com o apoio de quase US$ 900 milhões em estímulo aprovado pelo governo e expectativas de um pacote fiscal maior e gastos com infraestrutura sob o futuro governo de Biden. Na Europa, as ações também registraram os maiores ganhos semanais desde novembro na última sexta (8) com o DAX da Alemanha atingindo uma máxima recorde incentivado por dados econômicos positivos.

“O primeiro semestre de 2021 deverá ser marcado por uma retomada econômica sincronizada ao redor do mundo. É um cenário bem diferente do que tínhamos no início de 2020, mesmo antes da pandemia. O cenário hoje é das duas turbinas da economia global – EUA e China – crescendo forte por conta de taxas de juros muito baixas. As taxas de inflação ainda mostram pouca pressão para subir, já que o desemprego global continua alto”, comentou.

O governo e as reformas

Segundo Rossano, para que o cenário continue positivo, é importante também que o governo faça reformas: “A questão fiscal é fundamental e preocupa muito os investidores. O cumprimento do teto de gastos é uma sinalização importante por parte do governo de que ele será responsável com seus gastos e que tratará a questão fiscal como prioridade ao longo do mandato”.

Veja B3SA3 na Bolsa:

Bolsa Brasileira
  • Só clique aqui se você já for investidor
Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: