As ações globais se recuperaram, com o Nikkei do Japão atingindo um pico de três décadas, enquanto os títulos do Tesouro dos EUA estenderam sua maior venda em meses na sexta-feira (8), quando os investidores olharam para além dos crescentes casos de coronavírus e agitação política nos Estados Unidos para se concentrar na esperança de uma recuperação econômica no final do ano.

Segundo a Reuters, o Euro STOXX 600 da Europa abriu em alta de 0,7%, com o índice de Frankfurt subindo 0,8% após a produção industrial alemã e as exportações terem aumentado em novembro.

Já os futuros de ações do US S&P 500 e-mini também apontaram para uma abertura animadora, subindo 0,51%.

Expectativa de pacote de auxílio financeiro eleva ações mundiais nesta sexta-feira

Wall Street

O clima otimista veio depois que Wall Street bateu recordes na quinta-feira, enquanto os preços dos títulos caíram enquanto os mercados apostavam que um novo governo dos EUA controlado pelos democratas levaria a grandes gastos e empréstimos para apoiar a recuperação econômica do país.

Os investidores também estavam aguardando dados da folha de pagamento não agrícola dos EUA, que serão divulgados no final do dia, para avaliar a saúde do mercado de trabalho.

“Os investidores estão comprando o fim de uma administração errática de Trump e ansiosos por algo novo, que é uma presidência de Biden e a perspectiva de um programa de gastos significativo”, disse François Savary, diretor de investimentos da gestora de fortunas suíça Prime Partners.

“As pessoas estão optando por nomes cíclicos e isso está impulsionando o mercado, mas é preciso ter cuidado, pois isso depende de uma recuperação da economia nos próximos trimestres.”

MSCI

O índice mundial de ações MSCI, que acompanha ações em quase 50 países, subiu 0,4%, estendendo sua investida em território recorde e definido para fechar sua melhor semana desde o final de novembro.

Na Ásia, o Kospi da Coreia do Sul liderou, cobrando 4% mais caro, sua melhor exibição diária em quase sete meses, enquanto o Nikkei somou 2,36%, atingindo seu nível mais alto desde agosto de 1990. A média de ações do Nikkei denominada em dólares subiu acima de 1989 pico a um recorde.

Tendência

Contrariando a tendência, as ações chinesas de primeira linha caíram 0,3%, recuando de uma alta de 13 anos, depois que os provedores de índice MSCI e FTSE Russell disseram que cortariam três empresas de telecomunicações chinesas de seus benchmarks após o fechamento na sexta-feira em resposta a um investimento dos EUA banimento.

Os anúncios, que significam que os fundos globais têm um dia para ajustar bilhões de dólares em investimentos passivos, eliminaram um total de US $ 5,6 bilhões do valor de suas ações negociadas em Hong Kong na sexta-feira.

Hang Seng de Hong Kong

O Hang Seng de Hong Kong subiu 1,1%, apesar de relatos de que o governo Trump estava considerando proibir entidades americanas de investirem em uma lista ampliada de empresas chinesas nos últimos dias de sua presidência.

Na quinta-feira, o Dow Jones Industrial Average subiu 0,69%, o S&P 500 ganhou 1,48% e o Nasdaq Composite somou 2,56% – com todos os três índices terminando em máximos recordes.

Política

Os ganhos seguem as expectativas de que o controle democrata de ambas as casas do Congresso dos EUA ajudará o partido do presidente eleito Joe Biden a impulsionar um estímulo fiscal maior e ocorrerá apesar da agitação política em Washington, DC.

Autoridades do governo dos EUA começaram a ponderar a remoção do presidente Donald Trump do cargo antes da data de posse de Biden, em 20 de janeiro, depois que apoiadores de Trump invadiram o prédio do Capitólio dos EUA.

Apetite por riscos

O aumento do apetite pelo risco pesou sobre os títulos, com o rendimento dos títulos de 10 anos de referência alcançando uma nova alta desde março. As notas de dez anos renderam 1,1% na sexta-feira, ante 1,017% na quinta-feira.

O dólar manteve seus ganhos ajudado pelos rendimentos crescentes. O índice do dólar subiu 0,35% contra uma cesta de moedas, para 90,121, com o euro caindo 0,45%, para $ 1,2216.

“Temos certeza de que veremos uma recuperação global sincronizada no segundo semestre deste ano”, disse o analista do ING, Carsten Brzeski.

“No momento, há muita preocupação com o vírus e o ruído em torno da vacina. Mas precisamos ter uma visão um pouco mais longa. ”

Bitcoin

O bitcoin criptomoeda caiu cerca de 2%, para US $ 38.733, após chegar a US $ 40.000 pela primeira vez na quinta-feira, devido à alta demanda de investidores institucionais e de varejo. Analistas do mercado disseram que é provável que haja um recuo após sua recente alta.

Nos mercados de commodities, os traders de petróleo continuaram a se concentrar na promessa da Arábia Saudita de aprofundar os cortes de produção.

O petróleo tipo Brent subiu 0,51%, a $ 54,66 o barril, perto do máximo de 11 meses. US West Texas Intermediate (WTI) subiu 0,45% para $ 51,06. Ambos os benchmarks estão no caminho para ganhos semanais de mais de 5%.

O ouro à vista caiu 1,3% para $ 1.888,46 por onça, com o dólar americano e os rendimentos do Tesouro se firmando.

  • Só clique aqui se já for investidor
Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: