Menos de nove meses depois do pior momento da crise, o Ibovespa, principal índice do mercado brasileiro de ações já havia se recuperado totalmente.

De acordo com o Valor Econômico, em um dos anos mais desafiadores da história da economia mundial – e dos mercados financeiro e de capitais – surpreende a velocidade de queda e de alta. Em 2020, o Ibovespa fechou com alta de 2,92% o ano, aos 119.017 pontos.

Como investir com pouco na B3
Como investir com pouco na B3

Sem especulações

Conforme o jornal, sem entrar em especulações se a bolsa está ou não cara, o fato é que, em um ano assim, é difícil escolher vencedores e condenar perdedores.

Até gestores de investimentos experientes, com anos de estrada, tiveram vertigem com tamanha incerteza e volatilidade. Muitos fundos de investimentos ainda sofrem as consequências e é complicado dizer que não se recuperaram porque são piores que outros.

Menos de nove meses depois do pior momento da crise, o Ibovespa, principal índice do mercado brasileiro de ações já havia se recuperado totalmente.

Ações: 20 fundos

Mas o fato é que teve gente que, em meio ao caos, se sobressaiu. É o caso dos 20 fundos destacados nesta reportagem, 10 de ações e 10 do tipo long biased, que podem fazer posições compradas e vendidas.

O mais rentável de todos, Invexa Inter + IBOVESPA Ativo FIA, da gestora Invexa Capital, trouxe ganhos de 96,46% aos cotistas. O segundo mais rentável, o Versa Long Biased FIM, da gestora Versa, rendeu nada mais nada menos que 83,94% em 2020. Resultados impressionantes para um ano tão desafiador quanto 2020.

Ações: combinação

Segundo o periódico, o sucesso foi uma combinação de proteções na carteira no pior momento da crise com o acerto da hora de começar a comprar as ações na bacia das almas, a escolha acertada dos setores e dos papéis que poderiam se recuperar e, claro, o empurrão dos investidores que, reagindo rápido a cada boa notícia, fez os mercados voltarem.

A seleção traz os produtos abertos (fundos exclusivos e fechados para captação foram excluídos) que acumularam em 2020 o melhor rendimento de suas categorias, seleção feita pelo economista do Valor Investe, Marcelo d’Agosto.

Levantamento

Foram avaliados para o levantamento milhares de fundos abertos, negociados em plataformas de investimentos, e que tenham ao menos um ano de existência. Todos são contemplados no Guia Valor de fundos de investimentos.

Fundos Long Biased

Alguns fundos que priorizam renda variável, mas podem operar com posições compradas (esperando a valorização do ativo) e vendidas (apostando na desvalorização) são chamados de long biased. Mas, como o próprio nome sugere, eles tendem a ficar mais comprados do que vendidos.

  • Só clique aqui se já for investidor
Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: