7 gastos que podem ser evitados para poupar mais dinheiro

De acordo com especialistas, a mudança no hábito de consumo é o primeiro passo para reorganizar o orçamento

Poupar dinheiro e reavaliar alguns gastos sempre é bom, entretanto, com a pandemia e a crise gerada pela Covid-19, essa prática se tornou uma necessidade para algumas famílias.

Diminuir pacotes de TV por assinatura, reduzir o consumo de luz elétrica e água, consumo consciente, planejamento e o controle sobre o quanto a família recebe, podem ajudar muito a diminuir as contas no final do mês.

De acordo com Gilvan Bueno Costa, membro da comissão de finanças do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, a mudança no consumo é o ponto inicial para reorganizar o orçamento. Confira os sete gastos que você pode rever para economizar um pouco mais.

1. Custos invisíveis e consumo de serviços

Já olhou para sua fatura de cartão de crédito e se perguntou “como deu tudo isso?”. Consumo de serviços como restaurantes, transportes por aplicativo, serviços de entrega, ou a compra de itens desnecessários na rua podem parecer baratos.

Mas, a somatória desses pequenos gastos podem pesar e fazer uma grande diferença no orçamento. Sendo assim, é preferível comer em casa ou reconsiderar a real necessidade desses serviços.

2. Cartões de crédito e tarifas bancárias

O cartão de crédito pode ser algo perigoso, pois é muito fácil cair em dívidas com ele. Portanto, ao invés de um cartão de crédito convencional, você pode optar por cartões pré-pago, que só funcionam com saldo, onde deposita um valor pré-estabelecido, o qual já se programou para gastar.

Esse tipo de cartão pode ser solicitado através de contas digitais. Além disso, dá para reavaliar tarifas bancárias, como anuidade e optar por bancos ou opções que tenham taxas menores.

3. Energia e banhos

De acordo com a professora do Ibmec Ana Beatriz Mello, é necessário prestar mais atenção aos hábitos do dia a dia para poupar dinheiro.

É possível economizar nas contas de luz e água com atitudes simples como, por exemplo: usar lâmpadas econômicas, não deixar muitos aparelhos ligados na tomada, assim como tomar banhos mais rápidos.

Economia: 7 gastos que podem ser reconsiderados para poupar dinheiro

4. Supermercado

Segundo Mello, os mercados ficam com preços menores na segunda quinzena do mês. Dessa forma,  também é bom buscar promoções e analisar quais marcas podem ser substituídas.

5. Telefone e TV por assinatura

A TV por assinatura pode ser trocada por pacotes de streaming, como Netflix, Amazon Prime e outras. Na mesma proporção, pode-se considerar reduzir seu pacote de telefone, de acordo com sua necessidade.

6. Desconto

Optar por pequenos empreendedores também pode ser uma boa, além de estimular os pequenos negócios, eles podem oferecer descontos em diversos produtos.

7. Aluguel de carro

O especialista Gilvan Bueno Costa defende o aluguel de carros ao invés de obter um próprio. “Por exemplo, a venda do carro próprio e assinatura de locação de outro, traz menos custos, pois você se livra do IPVA e seguro”, afirma Costas.

Portanto, o seu carro próprio, conseguiria ser substituído por um alugado em um período estipulado ou contrato/alugado apenas para viagens.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais