5 dicas para começar a construir uma aposentadoria sem depender da previdência social

Pensar na aposentadoria é uma questão muito importante, uma vez que viver a terceira idade tranquilamente é o desejo da maioria das pessoas

Chegar na terceira idade muitas vezes é sinônimo de uma vida inteira de trabalho. Dessa forma, a maioria das pessoas costumam desejar desacelerar a vida e aproveitar para colher os frutos do trabalho. Por isso, buscam a famosa aposentadoria.

Entretanto, essa não é a realidade de muitos brasileiros. Muitas vezes as pessoas são obrigadas a reduzir o padrão de vida, que já não cabe mais no orçamento da aposentadoria.

Por que começar cedo?

Uma pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, divulgada em 2020, mostrou que 50% dos brasileiros têm medo de ficar sem dinheiro na velhice e que 59% já acham que não conseguirão pagar o plano de saúde, por exemplo.

Portanto, mesmo que possa parecer cedo demais para começar a pensar no assunto, quanto antes for o planejamento, maior a possibilidade de garantir um futuro mais tranquilo.

Como se planejar

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que há apenas duas formas de construir uma aposentadoria. Construir um patrimônio que gere renda passiva, ou construir um patrimônio e depois consumir. Com isso em mente, veja algumas dicas de como se preparar para esse momento.

O primeiro passo é estabelecer certos objetivos como, por exemplo: “quando pretende se aposentar?”. Essa é uma questão muito importante para considerar ao começar a se planejar.

Não dependa da Previdência Social

Veja possibilidades de investimento em renda fixa com resgates a longo prazo. Todavia, há também opções na renda variável, como investimento em ativos de ações.

Outra dica é se planejar para que a previdência social seja cerca de 20% da sua renda na aposentadoria. Diante disso, torna-se necessário definir quais outras fontes de renda irão complementar este valor.

5 dicas para começar a construir uma aposentadoria sem depender da previdência social
Ilustração aposentadoria

Quanto juntar?

É importante avaliar o padrão de gastos na aposentadoria para saber a quantia que é necessária obter, mesmo que não tenha certeza de quanto vai precisar para viver no futuro.

Portanto, é possível tentar imaginar qual padrão de vida gostaria de ter na terceira idade e quanto isso custaria. Especialistas indicam que o ideal é projetar quais serão as necessidades de renda, assumindo uma longevidade de até 90 anos.

Revise seu plano

Como em todos os planos, algumas coisas podem dar errado. Por isso, é importante rever e adaptar o planejamento dentro da medida da realidade.

Previdência privada

A previdência privada é um fundo no qual diferentes investidores aplicam seu dinheiro e o capital é administrado por um gestor especializado.

Dessa forma, esse gestor é quem vai definir onde o dinheiro será aplicado, de acordo com a política seguida pelo fundo, o que também vai definir o nível de risco do plano.

No entanto, os planos de previdência privada são investimentos seguros, rentáveis e flexíveis, ideais para quem quer garantir resgates a longo prazo.

A previdência privada dá ao cliente o poder escolher o tipo de plano, valor da contribuição, periodicidade em que ela será feita, assim como o período de acumulação, uso do benefício e o resgatado de forma única ou mensalmente.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais