4 melhores investimentos em renda fixa para juntar dinheiro e comprar uma casa própria

Muitos ainda recorrem a poupança para guardar dinheiro, mas existem opções de investimentos melhores no mercado

O sonho de muitos brasileiros é ter uma casa própria. Entretanto, essa pode ser uma tarefa difícil. Visto que a opção mais comum ainda é guardar dinheiro na poupança, o que deixa esse objetivo mais longe de ser alcançado. 

Pensando nisso, resolvemos trazer as melhores opções de investimentos em renda fixa para o investidor juntar dinheiro e realizar a vontade de ter uma casa própria. Afinal, este tipo de aplicação evita os prejuízos causados pela alta volatilidade do mercado de renda variável.

Confira as 4 melhores opções de investimentos em renda fixa para juntar dinheiro a médio e longo prazo:

1 – Tesouro Direto 

Em primeiro lugar, o Tesouro Direto é uma excelente opção de investimento, pois apresenta maior liquidez e foge da instabilidade do mercado financeiro. 

Portanto, a compra de títulos possui valores baixos, a partir de R$ 30, com uma garantia de 100% oferecida pelo governo nacional. O programa, que nasceu da parceria entre a  B3 e o Tesouro Nacional, possui extrema segurança.

Sendo assim, este título tem menor risco no mercado, posto que ao investir no título público, o investidor se torna um credor do governo. Assim sendo, as chances dele não arcar com seus compromissos são remotas.

2 – Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Em suma, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) também está entre as boas oportunidades de investimento de renda fixa para alcançar o sonho de casa própria. Desta forma, o CDB é um título emitido por meio de instituições financeiras que visam captar recursos, para assim, oferecer crédito.

Após a aplicação neste título, o investidor recebe o capital investido, com direito aos juros estabelecidos na data de aplicação. Portanto, o único risco que o investidor corre em um CDB é do banco falir e não devolver o valor acordado na aplicação.

Entretanto, este investimento oferece o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) em investimentos de até R$ 250 mil. Isto é, garante o dinheiro de volta até o valor máximo estabelecido caso o banco não devolva.

Leia também

4 melhores investimentos em renda fixa para juntar dinheiro e comprar uma casa própria
Melhores investimentos para conquistar a casa própria

3 – LCI e LCA

Em resumo, as Letras de Créditos Imobiliários (LCI) e as Letras de Créditos do Agronegócio (LCA) se assemelham ao Certificado de Depósito Bancário, tendo em vista que são títulos emitidos através de instituições financeiras. No entanto, estas são isentas de imposto de renda para as pessoas físicas.

Sendo assim, a LCI, que é um investimento de renda fixa, visa arrecadar recursos para o setor imobiliário. Já com a LCA, os recursos são destinados ao setor agropecuário. Logo, a liquidez surge apenas na data de vencimento do investimento, com carência de até três meses.

Entretanto, a rentabilidade deste investimento varia de acordo com o plano estratégico traçado por cada instituição financeira. Desse modo, o que atrai os investidores nas LCIs e LCAs é a isenção de impostos e a rentabilidade pré ou pós-fixada.

4 – Fundos de investimentos de renda fixa

A propósito, ao investir em um fundo de investimento de renda fixa, o investidor adquire cotas, que por sua maioria, são parcelas do Patrimônio Líquido do fundo escolhido. Assim sendo, a principal característica destes fundos é um risco moderado 

Afinal, são consideradas deste grupo carteiras de investimentos que possuem pelo menos 80% do patrimônio investido nos ativos relacionados à variação da taxa de juros ou de índices de preços.

Logo, esta opção oferece ao investidor uma rentabilidade superior aos dos demais investimentos de renda fixa. Além disso, muitos disponibilizam aplicações com valores menores e acessíveis à pessoas com menor renda. Contudo, é importante ficar atento ao desempenho do fundo e sua administração.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais