A Guide Investimentos vai começar a ofertar crédito para seus clientes com base na garantia das aplicações que mantêm na plataforma.

Segundo o Valor, para estrear o novo serviço a gestora firmou acordo com a Nobli, fintech testada no laboratório de inovação do Banco Central (BC).

Para a companhia, com a queda dos juros e a tendência do investidor de planejar a carteira para um horizonte de longo prazo, faltava assegurar que, se precisasse, teria acesso aos recursos.

Gestora Guide fornecerá crédito aos clientes com ajuda da fintech Nobli

Ferramenta de auxílio

De acordo com a gestora, o serviço não é uma fonte para ser usada como crédito tradicional, mas uma ferramenta que auxilia o investidor a montar o portfólio da melhor maneira.

Dada a garantia dos investimentos, os custos das operações tendem a ser atrativos.

Piloto

Conforme a empresa, um piloto começou a ser feito com clientes que têm investimentos em CDB e letras de crédito imobiliário e do agronegócio (LCI e LCA).

As taxas contratadas foram, na maior parte dos casos, a partir de 0,6% ao mês, em operações com prazo relativamente curto, de dois a três meses.

A Nobli

A Nobli foi fundada em 2019 por Regio Martins, ex- executivo de produtos da B3.

Ele submeteu seu projeto ao Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift) do Banco Central.

A empresa nasceu com a proposta de ofertar crédito baseado em investimentos independentemente de onde estejam os recursos.

Em fevereiro, a XP colocou no ar o seu “resgate express”, como um dos primeiros produtos resultantes da sua licença bancária obtida no ano passado.

A operação é um adiantamento dos recursos que por alguma razão tenham restrição de liquidez nos fundos investidos.

Para resgates de até R$ 10 mil, o custo é o CDI proporcional do período, e para valores

O serviço na Guide já está disponível e a ideia é, aos poucos, abrir para outros ativos, como títulos públicos, ações e até cotas de fundos de investimentos. O cronograma prevê ter uma oferta completa até 2021.

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: