A Guide Investimentos vai começar a ofertar crédito para seus clientes com base na garantia das aplicações que mantêm na plataforma.
Segundo o Valor, para estrear o novo serviço a gestora firmou acordo com a Nobli, fintech testada no laboratório de inovação do Banco Central (BC).
Para a companhia, com a queda dos juros e a tendência do investidor de planejar a carteira para um horizonte de longo prazo, faltava assegurar que, se precisasse, teria acesso aos recursos.
Ferramenta de auxílio
De acordo com a gestora, o serviço não é uma fonte para ser usada como crédito tradicional, mas uma ferramenta que auxilia o investidor a montar o portfólio da melhor maneira.
Dada a garantia dos investimentos, os custos das operações tendem a ser atrativos.
Piloto
Conforme a empresa, um piloto começou a ser feito com clientes que têm investimentos em CDB e letras de crédito imobiliário e do agronegócio (LCI e LCA).
As taxas contratadas foram, na maior parte dos casos, a partir de 0,6% ao mês, em operações com prazo relativamente curto, de dois a três meses.
A Nobli
A Nobli foi fundada em 2019 por Regio Martins, ex- executivo de produtos da B3.
Ele submeteu seu projeto ao Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift) do Banco Central.
A empresa nasceu com a proposta de ofertar crédito baseado em investimentos independentemente de onde estejam os recursos.
Em fevereiro, a XP colocou no ar o seu “resgate express”, como um dos primeiros produtos resultantes da sua licença bancária obtida no ano passado.
A operação é um adiantamento dos recursos que por alguma razão tenham restrição de liquidez nos fundos investidos.
Para resgates de até R$ 10 mil, o custo é o CDI proporcional do período, e para valores
O serviço na Guide já está disponível e a ideia é, aos poucos, abrir para outros ativos, como títulos públicos, ações e até cotas de fundos de investimentos. O cronograma prevê ter uma oferta completa até 2021.
- Acesse 1Bilhão.
Comentários estão fechados.