A PetroRio (PRIO3), cujas ações acabam de entrar para o Ibovespa depois de quadruplicarem de valor na pandemia, decidiu interromper uma emissão bilionária de dívida no exterior.

Segundo o Globo, a petrolífera estava captando até US$ 450 milhões (R$ 2,3 bilhões) no exterior, por meio da emissão de títulos privados de dívida (notes) que venceria em 2025.

A operação seria operacionalizada por sua subsidiária em Luxemburgo.

Entretanto, a empresa decidiu suspender a operação “devido às incertezas do mercado de  óleo e à volatilidade recente  nos  preços  da commodity, que tornaram a ocasião desfavorável para a realização da oferta.”

A petrolífera disse ainda que “poderá acessar o mercado quando as condições estiverem favoráveis”.

OPEP

O Comitê de Monitoramento Conjunto Ministerial (JMMC, na sigla em inglês) decidiu nesta quinta-feira, 17, recomendar à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados, grupo conhecido como Opep +, a extensão do chamado período de avaliação até dezembro de 2020.

Os países que integram o grupo e não cortaram sua produção de petróleo nos termos acordados pelo cartel têm o fim do ano como novo prazo para ajustarem a oferta da commodity energética, de modo a compensar superproduções anteriores.

“O JMMC reitera a importância da aderir à conformidade total do acordo e compensar os volumes produzidos em excesso o mais rápido possível”, diz o comitê, em divulgação divulgado logo após reunião entre líderes. “Recomendamos que os países escolhidos combinados a tomar medidas adicionais, se preciso”, acrescentaenta.

Por outro lado, o órgão da Opep + informa que o nível de cortes da produção de petróleo em agosto chegou a 102% em relação ao estabelecido entre os membros. O tratado foi um método escolhido pelos membros do grupo para tentar estabilizar o mercado de petróleo.

O JMMC ainda ressalta, na nota, que a recuperação da economia não ocorre de forma uniforme em todo o mundo, com registro de picos do novo coronavírus em vários países.

Veja PRIO3 na Bolsa:

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: