As instituições financeiras no Brasil permanecem firmes e fortes, mesmo depois da crise causada pela pandemia e dos altos e baixos na economia brasileira.
Sendo assim, o lucro bancário chegou a R$ 23,1 bilhões no segundo trimestre de 2021, um verdadeiro recorde para o setor. No entanto, como toda história tem dois lados, o setor bancário também viu o índice de reclamações crescer.
O ranking criado pelo Banco Central (BC), que considera apenas aquelas reclamações que tiveram descumprimento da instituição financeira perante leis e regras já existentes, aponta o nome de alguns bancos conhecidos.
O Ranking
O ranking de reclamações do Banco Central considera reclamações realizadas apenas neste segundo semestre de 2021. Dessa forma, o índice se estabelece a partir de um cálculo sobre a divisão das denuncias sobre o numero de clientes. Por fim, o resultado é multiplicado por 1 milhão.
Para esse índice, é utilizado apenas reclamações que tiveram o descumprimento, por parte da instituição financeira, de alguma lei ou regulamentação já existente.
1° BTG Pactual/Banco Pan (BPAC11)
O vencedor é o BTG Pactual, também dono do Banco Pan. A instituição financeira, com mais de 12 milhões de clientes, conseguiu um índice de 103,44. Vale lembrar que a média das outras instituições, que não estão nos 3 primeiros lugares do ranking, é de 30.
Do total de 3.630 reclamações, 1.301 são reguladas pelo BC. Ou seja, em mais de mil casos, houve descumprimento do banco para com seus clientes, de acordo com as leis e regulamentações vigentes.
2º Banco Inter (BIDI11)
O primeiro banco digital com capital aberto na Bolsa de Valores brasileira (B3) entra no segundo lugar. Isso porque a instituição financeira conseguiu um total de 1.786 reclamações.
A princípio, cerca de 700 são reguladas no Banco Central. Mesmo assim, o índice do Inter ficou em 66,79. Em suma, a empresa tem atualmente aproximadamente 11.467.628 clientes.
3° Caixa Econômica Federal
Demais bancos na lista
- 4º Santander (SANB11) – Índice: 28,88; reclamações reguladas: 1.514; total de clientes: 52.415.407
- 5º Bradesco (BBDC4) – Índice: 25,33; reclamações reguladas: 2.515; total de clientes: 99.260.817
- 6º Banco do Brasil (BBAS3) – Índice:21,09; reclamações reguladas: 1.456; total de clientes: 69.010.996
- 7º Itaú (ITUB4) – Índice: 17,59; reclamações reguladas: 1.508; total de clientes: 85.710.724
- 8º Votorantim – Índice: 4,64; reclamações reguladas: 78; total de clientes: 16.774.345
- 9º Midway S.A. – Índice: 2,45; reclamações reguladas: 26; total de clientes: 10.604.729
- 10º Nubank – Índice: 0,00; reclamações reguladas: 0; total de clientes: 17.916.854
Motivos das reclamações
Dentre os principais motivos das reclamações estão: a oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada, irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito
Além disso, oferta ou prestação de informação sobre a conta ou serviços acessórios de forma inadequada.
Comentários estão fechados.