A Eletromidia (ELMD3) anunciou, nesta segunda-feira (26), a compra de cerca de 74,65% da Otima, dona dos direitos de exploração dos painéis anexos aos pontos de ônibus em São Paulo. Após a notícia, as ações da empresa apresentavam ganhos de 3,4%, negociadas a R$ 22,66.
A compra foi realizada por meio da subsidiária Publibanca Brasil e custou R$ 416,7 milhões. Desse valor total, R$ 356,95 milhões vão ser quitados à vista. No entanto, R$ 59,8 milhões ficarão parcelados, pagos à prazo.
“A aquisição da Otima é complementar à presença da Eletromidia no setor vertical de ruas e inaugura sua entrada no segmento de mobiliário urbano na cidade de São Paulo, principal mercado anunciante do país. Além disso, foram mapeadas oportunidades de sinergias operacionais e administrativas, assim como potencial otimização da força comercial das duas companhias”, afirmou a Eletromidia.
E os outros 25,35% da Otima?
Os outros 25,35% da Otima permanecem com a RuasInvest Participações, empresa que já era acionista da empresa. Portanto, as partes do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Kalitera agora são da Eletromidia.
A Otima já possuía projetos para entrar na mobilidade urbana no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, assim como fez em São Paulo.
Essa é a primeira aquisição da Eletromidia desde que estreou na B3, em fevereiro de 2021, com a abertura de seu IPO. Na época, a companhia arrecadou cerca de R$ 700 milhões de caixa. Desde então, as ações ON (ELMD3) subiram em 23%.
Resquícios da pandemia
A Eletromidia também sofreu bastante com a pandemia. Isso porque, devido a ter menos pessoas circulando, os preços cobrados pela empresa por espaços publicitários caiu bastante.
Por isso, a receita bruta chegou a somar R$ 70,3 milhões. Isso foi o equivalente a uma queda de 42,6%, em comparação ao primeiro trimestre de 2020, época em que a Covid-19 ainda não tinha provocado restrições mais duas. Portanto, o prejuízo líquido ficou em R$ 16,3 milhões.
Em suma, a compra da Otima pode representar a Eletromidia um avanço, uma vez que agora ela obtém a comunicação vertical e de mobilidade urbana. A empresa aposta na retomada da economia para voltar a expandir as receitas com os painéis publicitários.
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