A QR Asset Management lançou o primeiro fundo de índice listado em bolsa, ETF (Exchange Traded Fund), com 100% de exposição ao Bitcoin da América Latina. Já a XP Seguros lançou um fundo de previdência que investe em criptomoedas, o Hashdex Criptoativos XP Seguros Prev FIC FIM. Veja mais detalhes dos fundos abaixo.
De acordo com a gestora, assim como uma ação cotada em bolsa de valores, o preço do Bitcoin é determinado pelo mercado e está sujeito a oscilações.
Também disse que depois de ter caído para abaixo de 30 mil dólares no dia 22 de junho de 2021, menor patamar desde janeiro, após notícias sobre a restrição à atividade de mineração de criptomoedas por parte da China, o Bitcoin voltou ao patamar de 34 mil dólares dois dias depois, acumulando queda de 5% na semana. No ano, a moeda ainda sobe 17%.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=FOAPoDExaWQ[/embedyt]
XP e QR Asset
O aperto da regulação na China e críticas por parte de autoridades financeiras têm pressionado o preço do Bitcoin.
Em relatório publicado no dia 23 de junho, o Banco de Compensações Internacionais (BIS) alertou que o mercado de criptomoedas pode trazer riscos ao sistema de pagamentos e defendeu a criação de moedas digitais por parte dos bancos centrais.
Apesar disso, o mercado de criptomoedas tem mostrado que é capaz de absorver esses choques sem grandes danos ao sistema financeiro e de ajustar a capacidade de oferta desses criptoativos, migrando as atividades de mineração da China para outros países. Entenda abaixo o que está acontecendo com o mercado na China e novas opções de investimentos para ter uma posição nesses ativos no Brasil.
- Só clique aqui se já for investidor