Pandemia impulsiona investimentos com prazos mais curtos

A instabilidade gerada com a chegada da pandemia fez com que os investidores buscassem aplicações de prazos mais curtos, numa tentativa de fugir dos impactos da crise econômica. É o que aponta um levantamento inédito realizado pelo Yubb (https://yubb.com.br/), maior buscador de investimentos do país.

O estudo compara o comportamento do investidor no ano anterior ao isolamento social (de março de 2019 a março de 2020) e no período afetado pela chegada da covid-19 (de março de 2020 a março de 2021).

Investimentos

“A análise dos prazos mais buscados é um ótimo indicador para mostrar como está a confiança do investidor na economia brasileira. O período anterior à pandemia foi um momento de menor volatilidade nos investimentos e de expansão econômica, e os investidores claramente privilegiaram investimentos mais longos, seja em termos de vencimentos de títulos de renda fixa ou em termos de planejamento temporal, para permanecer com um ativo de renda variável. Em outras palavras, os investidores estavam mais confiantes e propensos a deixar o seu dinheiro investido por mais tempo”, explica Bernardo Pascowitch, fundador do Yubb.

Pandemia impulsiona investimentos com prazos mais curtos

“Já no período mais atual, afetado pela pandemia, a instabilidade econômica fez com que houvesse uma mudança radical nos prazos mais buscados pelos investidores brasileiros, com forte prevalência de prazos curtíssimos. Essa mudança de comportamento mostra a falta de confiança dos investidores em deixarem o seu dinheiro investido por mais tempo. Afinal, com o aumento da inflação, a redução dos postos de trabalho, a queda do poder aquisitivo e a crise econômica, é natural que as pessoas prefiram ter liquidez imediata”, conclui Pascowitch.

O estudo analisou 187.026.493 buscas realizadas no buscador de investimentos Yubb no período entre 01 de março de 2019 a 01 de março de 2021. Foram consideradas as buscas com base em valores de até R$ 50.000 e sem limite de prazo de vencimento.

  • Só clique aqui se já for investidor

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais