QUAL O MELHOR PARA O MEU COFRE DE EMERGÊNCIA: RDB DO NUBANK, CDB DO BANCO INTER OU NUCONTA?

O RDB, como é conhecido o Recibo de Depósito Bancário, lembra em muitos aspectos o já famoso e conhecido CDB (Certificado de Depósito Bancário). Na prática, investir em CDB é emprestar dinheiro para uma instituição financeira e ela te remunerar por isso. Isso também acontece com o Tesouro Direto e Debêntures: que no caso é emprestar dinheiro para o governo ou para empresas, respectivamente.

Na prática, investir em CDB é emprestar dinheiro para uma instituição financeira e ela te remunerar por isso. Assim como o Tesouro Direto e Debêntures, que no caso é emprestar dinheiro para o governo ou para empresas, respectivamente.

Na grande maioria das vezes, o CDB rende 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que atualmente está 5,9%. O CDI acompanha a taxa Selic, que está 6%, e sempre fica muito próximo de sua porcentagem.

Diferenças entre RDB DO NUBANK, CDB DO BANCO INTER e NUCONTA

O RDB, nada mais é do que um CDB, só que emitido por bancos comerciais, de investimentos, sociedades de créditos e de financiamento, e cooperativas de crédito. Os RDB’s são investimentos de renda fixa privada e apresentam segurança, uma vez que possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Porém, uma grande diferença do RDB para o CDB é sua liquidez.

O Recibo de Depósito Bancário não tem liquidez diária, ou seja, não é possível resgatar o dinheiro no dia e hora que desejar, é necessário aguardar o seu vencimento, para assim retirar o dinheiro investido. Porém, isso depende do emissor, portanto, a instituição distribuidora pode optar por ter um RDB com liquidez diária, assim como os CDBs.

Outra grande diferença do RDB para o CDB é sua intransferência, ou seja, o RDB não pode ser transferido ou vendido para outra pessoa, ato conhecido como mercado secundário. Isso faz com que o RDB seja inegociável.

Para que seja possível saber onde é melhor deixar o dinheiro investido, seja RDB do Nubank, o unicórnio brasileiro, CDB do Banco Inter ou NuConta do Nubank, o Canal 1Bilhão Educação Financeira fez as comparações para que a decisão se torne mais fácil.

Qual melhor investimento?

“Todos os três investimentos rendem 100% do CDI e contém liquidez, não existem muitas diferenças entre eles. A única é que RDB do Nubank e CDB no Banco Inter contém FGC e a NuConta não. Além disso, o Banco Inter é um banco múltiplo, então pode disponibilizar mais opções para o cliente e investidor”, explica o Financista Fabrizio Gueratto.

“Ou seja, todos são praticamente a mesma coisa e boas opções para deixar o cofre de emergência”, comenta Gueratto. Ou seja, RDB do Nubank, CDB do Banco Inter e a NuConta também do Nubank, rendem 100% do CDI e são muito parecidos. Diferente do Nubank, o Banco Inter é um banco múltiplo, como Itaú, Bradesco, etc. O Inter é o antigo Intermedium, que já existe desde 1994, sediado em Belo Horizonte, Minas Gerais.

“Independentemente de ser Nubank ou Banco Inter, o importante é ter o cofre de emergência, num local seguro e principalmente com liquidez diária, para que seja possível resgatar caso ocorra alguma emergência familiar ou no emprego. Por isso é necessário ter de 6 a 10 meses do custo de vida investido em renda fixa, num investimento seguro, sem volatilidade e oscilações, e que seja possível pegar o montante com rapidez e sem grandes perdas do valor”, ressalta o Financista do Canal 1Bilhão Educação Financeira.

Leia também NUCONTA DO NUBANK OU BANCO INTER?

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Leia mais