Venda de maquinário agrícola usado dispara em plataforma do agronegócio

Entre os meses de janeiro e abril, o Grupo MF Rural observou uma procura acima do comum por tratores, colheitadeiras e outros maquinários usados em sua plataforma de marketplace dedicada ao homem do campo. Na comparação com o mesmo período de 2020, em volume, o crescimento é estimado em 70%.

“Quem precisa com urgência acaba recorrendo às máquinas usadas em boas condições de trabalho, principalmente quando ofertadas na região de interesse”, observa o empresário Roberto Fabrizzi Lucas, chairmen do Grupo MF Rural.

Agronegócio

Dentre os produtos com melhor desempenho, peças de reposição, aditivos e acessórios registraram um aumento de quase cinco vezes no volume de vendas; o comércio de colheitadeiras e colhedoras teve elevação de 130%; implementos agrícolas, 117,71%, máquinas e equipamentos, 77,78%; máquinas pesadas, 75,68%; carrocerias e furgões, 50%; e caminhões, 42,86%.

Cinco concessionárias de tratores informaram à MF Rural que os prazos de entrega saíram de 20 para 90 dias, alegando atrasos na entrega de aço, ferro e borracha, reprogramação confirmada também pela Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMI), comandada pela Associação Brasileira de Máquinas Agrícolas (ABIMAQ).

  • Só clique aqui se já for investidor

Escala

Segundo a entidade, mesmo que em menor escala, a percepção de desabastecimento dos estoques de aço, visto a partir de junho de 2020, ainda persiste, impactando os prazos de entrega de maquinários agrícolas, em decorrência da escassez de matérias-primas como chapas e tubos, além de componentes que levam a liga metálica na sua composição.

Em seus balanços mensais, o Instituto Aço Brasil, que representa as indústrias produtoras de aço, afirma não haver redução na oferta ou desabastecimento, atribuindo eventuais problemas à reposição de estoques de clientes que, devido ao porte e escala, compram na rede de distribuição.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais