Setor de locação revisa para baixo previsão de compras de veículos para 2021

A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) revisou para baixo a previsão de compras de automóveis e comerciais leves a ser feita pelo setor até o final do ano.

Do total de 450 mil unidades projetadas em janeiro, a previsão foi revista para compra de no máximo 400 mil veículos em 2021, ainda assim acima dos 360 mil veículos 0 km efetivamente emplacados no decorrer de todo o ano passado.

Até o final de abril, conforme informações do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), as locadoras que atuam no Brasil haviam emplacado 122.561 veículos.

Esse total correspondeu a 20,4% de todos os emplacamentos de automóveis e comerciais leves nacionais (600.014, segundo a Anfavea) realizados nos quatro primeiros meses do ano.

Veículos

As 122.561 unidades equivalem a um investimento superior a R$ 6,7 bi do setor em veículos novos até abril, tomando R$ 55 mil como o valor médio de cada unidade.

No ano passado, as locadoras também emplacaram aproximadamente um a cada cinco automóveis e comerciais leves nacionais comercializados no país (20,6% do total de emplacamentos de 2020).

Parte dos emplacamentos realizados em 2021 ainda é de unidades encomendadas entre outubro e novembro de 2020, “que chegaram às locadoras apenas agora no primeiro quadrimestre”, acrescenta o presidente do Conselho Nacional da ABLA, Paulo Miguel Junior. Segundo ele, “atualmente a média de espera pela entrega de veículos novos permanece em pelo menos 120 dias”.

Com os emplacamentos feitos no primeiro quadrimestre, a frota total das empresas de locação terminou o mês de abril com um milhão e quatro mil veículos, ante um milhão e sete mil no final do ano passado.

O presidente da ABLA entende que esse é um reflexo da dificuldade para a ampliação da frota das locadoras, “em função da reduzida velocidade da produção e os entraves enfrentados pela indústria automotiva”, completa Miguel Junior.

  • Só clique aqui se já for investidor

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais