OSX (OSXB3) consegue revogação de decisão liminar em procedimento arbitral

A OSX (OSXB3) conseguiu revogação de decisão liminar em procedimento arbitral por conta de acordo celebrado entre acionistas e controladores.

De acordo com fato relevante, foi extinto o processo movido por acionistas minoritários contra os planos da diretoria. “Embora não tenha sido formalmente intimada, a companhia tomou conhecimento, por comparecimento espontâneo aos autos mediante a qual houve a homologação do acordo, a revogação da decisão liminar concedida e a extinção do referido processo”, explicou.

OSX (OSXB3) vai convocar assembleia para troca de administração

Eike Batista

Essa vitória aproxima mais a companhia do objetivo do empresário Eike Batista que pretende reformular por completo o conselho de administração da empresa. Atualmente ele é acionista.

Batista já manifestou o entendimento de que com a referida reformulação, haverá mais alinhamento entre a gestão e o conjunto de acionistas da OSX, rumo à aprovação de plano que permitirá sua sobrevivência no longo prazo.

OSX (OSXB3) consegue revogação de decisão liminar em procedimento arbitral

Lista

Ele apresentou, recentemente, uma lista com três candidatos para integrar um novo conselho de administração na OSX.

Eike já havia pedido a convocação de uma assembleia de acionistas para destituição dos integrantes do conselho e eleição de substitutos sob a justificativa de conferir “maior alinhamento” entre a gestão e o conselho. A solicitação foi feita por Eike Batista e o Centennial Asset Mining Fund LLC, no qual o empresário tem participação indireta. Juntos, eles formam o bloco de controle da OSX.

Os nomes da lista são Willian de Mello Magalhães Junior, ex-presidente da MMX, empresa de mineração do grupo X; Roberto Yoshiyuti Hukai, professor de energia da USP; e João Manoel Monteiro de Lima, consultor. Hukai e Lima declararam se enquadrar nos requisitos para atuarem como membros independentes do conselho. Além disso, Lima foi indicado para assumir a presidência do colegiado.

Em carta, Eike diz que a nova administração se “dedicará à preservação e ao cumprimento do plano atual de recuperação judicial, tendo como objetivo central a redução de custos da companhia e a captação de novos recursos de forma a possibilitar eventual antecipação do plano”, assegurando a sobrevivência da empresa no longo prazo.

Veja OSXB3 na Bolsa:

  • Só clique aqui se já for investidor

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais