MPEs: 5 dicas para sua empresa conseguir um empréstimo

As MPEs passaram por um período conturbado durante a fase mais restritiva da pandemia de Covid-19. Contudo, o momento agora é de recuperação e o crédito PJ pode ser uma boa alternativa para que as empresas voltem a crescer em 2021. O governo estadual do Rio de Janeiro, por exemplo, acaba de anunciar as condições do programa Supera Rio, que visa conceder empréstimos de até R$50mil a pessoas físicas, microempreendedores e pequenas empresas. Mas quem precisa de um crédito maior, existem outras opções no mercado, como as fintechs, que garantem um processo menos burocrático e com mais agilidade.

Cristiano Rocha, diretor de crédito e cofundador da BizCapital, fintech de soluções financeiras para micro e pequenas empresas, explica que é fundamental que o empreendedor planeje e entenda a fase atual do seu negócio para garantir o crescimento saudável a médio e longo prazo com o crédito PJ. “Para que o empréstimo empresarial seja vantajoso, é necessário bastante planejamento. Você já sabe quanto dinheiro é realmente necessário para a sua empresa e para qual finalidade ele será usado? É essencial que o empreendedor saiba responder a essas duas perguntas. Trabalhar com base em planejamento faz toda a diferença, pois um empréstimo sem organização financeira pode comprometer a saúde fiscal do negócio”, ressalta Rocha.

MPEs

O executivo também separou cinco dicas para as MPEs conseguirem o crédito que precisam:

  1. Cuide da sua imagem: ela tem impacto na imagem da sua empresa

Mesmo o empréstimo sendo feito em nome da pessoa jurídica, as instituições financeiras irão averiguar as contas dos sócios da empresa. Antes de fazer o pedido, resolva as questões pessoais para não encontrar problemas durante o processo de crédito. Outro ponto importante é manter a empresa sempre no positivo. Ficar negativado é ruim para a imagem do negócio, já que mostra instabilidade e falta de gestão financeira. Para não cair nessa cilada, mantenha um planejamento financeiro, tenha uma gestão eficiente das contas a pagar e mantenha as despesas em dia.

  1. Declare corretamente o seu faturamento

Não declarar todo o faturamento dá a impressão de que seu negócio é menor do que realmente é – ou, pior ainda, de que o empresário quer esconder alguma coisa. Desta forma, quando a empresa passar por uma análise de crédito, a avaliação provavelmente resultará em um limite de crédito menor do que realmente teria e taxas de juros maiores.

  1. Mantenha o pagamento de tributos em dia

Isso é essencial para garantir uma série de vantagens, como menos risco de multas e impostos e melhor avaliação nas análises de crédito. Não caia no erro de confundir a quantia que sobrou no fim do mês com lucro antes de cumprir as obrigações fiscais. Além disso, os tributos impactam diretamente no capital de giro da empresa, por isso, eles devem ser avaliados com atenção pelo empresário.

  1. Faça uma gestão de seu fluxo de caixa

A gestão de fluxo de caixa prevê os momentos em que a empresa não conseguirá sustentar a operação e, assim, o empreendedor consegue se antecipar na busca por um capital de giro para equilibrar as finanças neste período. Com isso, a empresa consegue tempo hábil para garantir juros baixos e maiores prazos de pagamento.

  1. Solicite crédito PJ no momento e lugar certo

As fintechs mudaram totalmente o paradigma dos empréstimos e, hoje, já é possível ter acesso ao crédito em apenas algumas horas. Nesses casos, o procedimento é feito online e todas as taxas são dispostas em uma simulação de crédito, para que a empresa possa se programar tranquilamente. Apenas certifique-se de que está fazendo negócio com uma fintech de confiança. “O empréstimo PJ, quando bem organizado financeiramente, não só impulsiona o crescimento, como também alivia o caixa atual da empresa. Dessa forma, você não mexe no dinheiro que tem e aproveita o crédito para investir no que precisa para avançar com seu negócio”, finaliza Rocha.

  • Só clique aqui se já for investidor

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais