Liqi anuncia parceria com Cruzeiro Esporte Clube para tokenização de ativos

A startup Liqi, plataforma de tokenização de ativos através do blockchain, assinou contrato firmando parceria com um dos maiores clubes de futebol do Brasil, o Cruzeiro Esporte Clube, para tokenizar ativos do time.

O especialista no mercado de criptomoedas, CEO e fundador da Liqi, Daniel Coquieri, morou em Belo Horizonte durante 10 anos e já tinha um bom relacionamento com o influente time mineiro que buscava novas e inovadoras formas de se desenvolver e ter acesso à capital.

Com isso, desenvolveram juntos o ativo que será lançado em poucos dias e permitirá que os investidores menores diversifiquem sua carteira, enquanto auxiliam o clube na captação de novos recursos financeiros.

Dentro da família de mecanismo de solidariedade, a princípio, o token do Cruzeiro ofertado pela Liqi, terá o valor inicial de R$ 25 reais para investidores estratégicos e torcedores do clube, com uma venda dividida em quatro lotes. A projeção é captar cerca de 6 milhões de reais para o clube, em um prazo estimado de 30 dias.

O mecanismo de solidariedade é uma estratégia criada pela Fifa com o propósito de recompensar os clubes que formam jogadores, para que possam ganhar uma porcentagem da venda subsequente do atleta.

Ou seja, depois que um jogador formado pelo Cruzeiro está fora do clube e é vendido novamente, o clube recebe um valor dessa transação financeira. Dessa forma, o token do Cruzeiro segue esta modalidade e possibilitará aos detentores do token, o direito de receber uma parte do valor de venda dos atletas.

Cruzeiro Esporte Clube

O objetivo é levar ao torcedor a possibilidade de investir no clube e, em contrapartida, beneficiá-lo com a oportunidade de se financiar para desenvolver o time.

“Hoje, não existem instrumentos para que um investidor pequeno possa ter acesso a esse tipo de ativo em clubes de futebol. E é super importante para nós, vermos que através da Liqi e da tokenização, estamos levando para o mercado um ativo muito relevante de um dos maiores clubes do Brasil. Pensamos em uma maneira de incluir novos investidores ao mercado de futebol, um segmento amplo e que pode gerar muitas oportunidades”, explica Coquieri.

Analisando o potencial de gerar receita para o clube e, consequentemente, para o investidor, mais de 380 jogadores do Cruzeiro foram avaliados para determinar a expectativa de receita futura por meio do mecanismo.

“Sempre tivemos tradição em revelar grandes jogadores. São atletas que hoje brilham em outras equipes em várias partes do mundo e que nos garantem um retorno financeiro quando são revendidos a outros clubes, graças ao mecanismo de solidariedade. E é essa ferramenta que vamos trabalhar com a Liqi, garantindo novas oportunidades de rentabilidade ao Cruzeiro, dando a oportunidade também para que o torcedor possa investir em um ativo que poderá lhe dar um retorno ainda maior no futuro”, considerou Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro.

Responsável por desenvolver o projeto no Cruzeiro, o Diretor de Marketing e Inovação, Rodrigo Moreira, acredita que a criação de novas oportunidades de receita fazem parte da cultura de inovação desenvolvida dentro do clube, que tem por missão identificar oportunidades de ganhos exponenciais e aproximar boas iniciativas. “Desde o primeiro contato ativamente entre o Daniel e o Cruzeiro, até a assinatura do contrato, não levou nem um mês. Isso mostra a agilidade interna para conduzir planos estratégicos que são importantes para o clube e que também podem se tornar fonte de receita para o nosso torcedor”, ressaltou Moreira.

“Os investidores do token poderão ter retorno financeiro de duas maneiras: durante todo o projeto, que terá duração de 6 anos consecutivos, a remuneração poderá ser baseada nas transações que acontecerem dos atletas, ou então no mercado secundário, pela valorização do ativo, disponível para negociação na BitPreço, marketplace que conecta corretoras de criptomoedas e parceira da Liqi”, finaliza Daniel Coquieri.

Com o objetivo de trazer educação de qualidade ao mercado, a Liqi, promoveu durante a semana de 17 a 21 de maio uma série de lives no Youtube com a Semana da Tokenização, trazendo conteúdos explicativos e debates sobre o mercado. E o Cruzeiro Esporte Clube promoverá na semana de 24 a 31 de maio, uma websérie com 6 episódios, contando o dia a dia do atleta para mostrar o valor e potencial de formação dos jogadores do clube.

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