China proíbe que instituições façam transações com criptomoedas

Empresas e instituições financeiras não poderão fazer negócios com Bitcoin e criptomoedas

O governo da China anunciou que empresas e instituições financeiras estão proibidas de realizarem transações e pagamentos com criptomoedas.

No anúncio emitido na última terça-feira (18), os três órgãos governamentais responsáveis pelo setor financeiro comunicaram a decisão.

Mercado Chinês

A princípio, o governo alertou os investidores dos perigos envolvendo qualquer tipo de transação com moedas criptografadas, assim como proibiram a oferta de serviços como negociação, compensação e liquidação.

Contudo, a notícia não foi uma surpresa para o mercado financeiro. Afinal, o país asiático já tinha vetado exchanges de criptomoeda e ofertas iniciais de moedas (ICOs).

Possíveis causas para a decisão

A oscilação no preço do Bitcoin (BTC) foi um fator crucial na decisão do governo chinês.

“Atualmente, os preços das criptomoedas dispararam e despencaram, de acordo com o comércio especulativo, prejudicando gravemente a segurança da propriedade das pessoas e perturbando a ordem econômica e financeira normal”, declarou a Associação de Financiamento da Internet da China (NIFA).

Em síntese, o comunicado argumenta que as criptomoedas não são emitidas por autoridades monetárias. Por consequência, os contratos comerciais negociados por intermédio delas não podem ser protegidos pela lei chinesa.

A China pode proibir o uso das criptomoedas?

O governo chinês não foi o único a vetar o uso do dinheiro criptografado em seu território. Países como a Turquia também barraram esse ativo.

As criptomoedas não tem administração de um Banco Central, ou qualquer instituição regulamentadora. Dessa forma, o Estado tem o direito de proibir. No entanto, a decisão não atinge os indivíduos, de tal forma que as transações P2P (pessoa para pessoa) tendem a aumentar.

Por mais, a mineração das moedas não foi impedida. E, a China continua sendo o maior pool de mineração do mundo, em especial, do Bitcoin.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais