5 maneiras de engajar os seus colaboradores no mês do trabalhador

A pandemia e o isolamento social prejudicou drasticamente as relações sociais, segundo uma pesquisa da Fundação Dom Cabral (FDC) e Talenses Group, indica que a saúde mental de 73,8% dos 573 profissionais entrevistados foi prejudicada.

Entre as mulheres (que são 45% dos entrevistados), a pandemia prejudicou mentalmente 80,92% delas. O indicador também foi alto entre os mais jovens. Na geração Z (nascidos a partir de 1991), 80,65% disseram ter sido afetados.

Segundo Paul Ferreira, professor de gestão estratégica e diretor do Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral, as gerações mais novas têm pouca autonomia, recebem as atividades para fazer e há pouco espaço para colocar intencionalidade, seu próprio ponto de vista e isso vai contra o que boa parte acredita. “Os mais jovens aceitam o trabalho por algo além do salário, tem a questão do propósito, de ter a oportunidade de fazer ‘o que eu faço melhor’, de impactar a sociedade. Essas questões estão afetadas pela pandemia, por não haver interações sociais”, disse.

Trabalhador

As mulheres, por sua vez, tiveram ainda mais sobrecarga com as tarefas domésticas e o cuidado com os filhos, que ainda hoje recaem sobre o sexo feminino. Na rede Minds Idiomas , 65% dos cargos diretivos são ocupados por mulheres, incluindo a CEO, que é mãe de dois meninos.

“Lidar com os franqueados de mais de 70 escolas pelo país, cuidar dos meus filhos e da minha saúde mental foi muito desafiador, por isso senti a necessidade de estender programas de saúde mental para os colaboradores”, a líder da rede de franquias instalou um programa de escuta ativa, estreitou canais de comunicação e está fazendo mensalmente lives.

A rede ainda lançou a campanha #21dias seguindo os passos do livro “Pare de reclamar em 21 dias”, em que chamou todos os colaboradores e alunos para espalharem a corrente. Para o Diretor Nacional e psicólogo educacional da Minds Idiomas, Augusto Jimenez essas práticas trouxeram mais sentimento de união e pertencimento.

  • Só clique aqui se já for iinvestidor

“Observamos uma competição saudável, uma vontade de fazer parte das atividades. E este sentimento no momento que estamos passando é necessário. Estamos em um momento de transição forçada, quando a pandemia acabar não será como antes, algumas coisas irão permanecer e por isso é importante este movimento da rede”, afirma.

Pensando nas práticas desenvolvidas no Centro de Formação Minds Idiomas, o Diretor Nacional da Minds Idiomas, Augusto Jimenez, listou 5 dicas para aumentar o engajamento dos colaboradores.

  • Liderança Inspiradora

Ser uma liderança inspiradora é estabelecer uma forma de relacionamento horizontal e que as ações da liderança promovam um cuidado e a unidade da equipe. Competência, paixão e proatividade são valores que todos os líderes precisam, e neste momento praticar a escuta ativa e inserir práticas de saúde mental em toda a equipe são fundamentais.

  • Crescimento e Oportunidades

O colaborador precisa estar motivado, com sonhos e acreditar naquilo que ele faz, dar estas oportunidades e buscar novos projetos no qual ele possa trabalhar e desenvolver suas competências? Discuta sobre as oportunidades de treinamento e desenvolvimento que possam ajudá-lo a progredir dentro da empresa e forneça feedbacks claros e consistentes sobre como ele pode melhorar seu desempenho.

  • Propósito no Trabalho

Funcionários engajados acreditam que o trabalho que desenvolvem é importante e tem valor para a empresa. Eles acreditam estar contribuindo para algo significativo e se orgulham de seus esforços. Criar o sentimento de pertencimento entre os colaboradores e métricas pautáveis e flexíveis de jornadas de trabalho.

  • Reconhecimento e Recompensas

Para manter um funcionário motivado a dar o seu melhor pela empresa é importante que eles saibam que seus esforços serão reconhecidos e recompensados. Elogiar regularmente e oferecer incentivos para que aprimorem ainda mais sua performance. Reservar um tempo para celebrar conquistas de forma que sejam significativas para eles. Bons benefícios e remunerações compatíveis ao mercado são fatores chave de motivação, porém fornecer incentivos para maior desempenho gera no funcionário uma motivação extra para seu esforço.

  • Cultura voltada para pessoas

Empresas que colhem os benefícios de um time engajado entendem que os funcionários são seu maior patrimônio.

Entender as responsabilidades de seu pessoal e considerar iniciativas que os permitam equilibrar a vida pessoal com a profissional. Incentive-os a balancear o trabalho duro com diversão. Promova o intercâmbio de ideias, sugestões e melhorias. Um ambiente de trabalho no qual as pessoas se sintam valorizadas e escutadas é crucial para o engajamento dos colaboradores.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais