Vale (VALE3) lançará plataforma no WeChat para vendas “spot” de minério de ferro em iuan

Vale (VALE3) lançará plataforma no WeChat para vendas “spot” de minério de ferro em iuan

A mineradora Vale (VALE3) informou nesta segunda-feira (9) que planeja lançar no início de 2021 uma plataforma para negociações “spot” de minério de ferro no aplicativo chinês WeChat, em parceria com a Beijing Iron Ore Trading Center Corporation (Corex), para facilitar transações em iuanes.

Segundo a Reuters, a companhia disse que será capaz de otimizar e acelerar as vendas de minério de ferro no mercado físico da China por meio do WeChat, e que as duas companhias assinaram um memorando de entendimento durante a China International Import Expo, que está ocorrendo em Xangai.

Vale (VALE3): lucro líquido de US$ 995 mi no 2º tri e política de dividendos

VALE3: China

A China, maior produtora global de aço, consome mais de 1 bilhão de toneladas por ano de minério de ferro, matéria-prima essencial da siderurgia.

Rio Tinto, BHP e Vale já começaram a vender minério para usinas chinesas em iuanes, à medida que o país asiático busca aumentar sua influência sobre a precificação.

A Rio Tinto lançou em março um programa no WeChat para vendas “spot” de minério de ferro nos portos.

Operado pela Tencent Holdings, o WeChat começou como um serviço de mensagens e tem hoje mais de 1 bilhão de usuários no mundo.

O aplicativo

O aplicativo é onipresente na China, onde é utilizado para tudo –desde pagamento de contas de serviços públicos até pedidos de pizza.

A assessoria de imprensa da Vale na China disse que não poderia divulgar no momento mais detalhes sobre o funcionamento do programa ou quais informações os clientes poderão obter com a ferramenta.

Empresa sem dono

Nesta segunda-feira (9) a Vale (VALE3) se torna uma companhia sem dono. Ao menos no papel. A data marca o fim do acordo que concentrava o poder de decisão da mineradora nas mãos de poucos acionistas. A informação é do Estadão.

Conforme o jornal, a extinção formal do bloco de controle, porém, é vista como mais uma etapa no processo de evolução da governança da Vale.

A primeira prova de fogo para saber se a empresa caminha para ser uma corporation – jargão do mercado para definir companhias de capital pulverizado – de fato será a eleição do conselho, na assembleia de acionistas de 2021.

Veja VALE3 na Bolsa:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.