A Vale (VALE3) informou que sua subsidiária Vale Canada Limited completou, em conjunto com a Sumitomo Metal Mining, a venda e transferência de 20% de participação na PT Vale Indonésia ao grupo local PT Indonesia Asashan Aluminium.

Segundo a Reuters, a subsidiária da Vale recebeu aproximadamente 278 milhões de dólares em caixa com o fechamento do negócio, acrescentou a mineradora, em comunicado ao mercado nesta quarta-feira.

A companhia destacou que a transação satisfaz uma obrigação de desinvestimento no ativo que havia sido estabelecida em contrato com o governo da Indonésia, o que era inclusive um dos requerimentos para que a PT Vale estenda suas operações além de 2025.

Vale

Bolsonaro

Presidente da República, Jair Bolsonaro vai ao Espírito Santo em novembro. A informação foi confirmada ontem (05) pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas , durante o evento de inauguração do novo Cais de Atalaia, no Porto de Vitória, e de celebração da renovação do contrato do Terminal de Vila Velha (TVV).

Questionado sobre novos investimentos no Estado, o ministro declarado: “No mês que vem, a gente vem aqui com o presidente para assinatura do contrato da prorrogação da Vale, que é algo bastante significativo porque é o ponto de partida para a EF118.”

A EF 118 (Ferrovia Vitória-Rio), era uma das contrapartidas exigidas pelo governo federal para a prorrogação do contrato de concessão da Ferrovia Vitória-Minas.

Embora, os contratos da Vale – para gestão não apenas da estrada de ferro Vitória a Minas (EFVM), mas também de Carajás (EFC) – só vençam em 2027, no final de julho, o Tribunal de Contas da União (TCU) deu sinal verde à renovação antecipada dos contratos, até 2057 .

Os novos contratos, mais modernos, preveem investimentos de R $ 21 bilhões, sendo R $ 8,5 bilhões na EFVM e R $ 9,8 bilhões na EFC, além do uso do mecanismo de investimento cruzado, que permite usar parte do valor de outorga para a construção de novas ferrovias do Estado com investimento privado.

O projeto executivo para construção da EF 118 será desenvolvido pela Vale, mas, até que fique pronto, outros investimentos devem sair do papel no Estado. Um deles é o Aeroporto de Linhares, as obras estão em andamento. Há, inclusive, uma segunda visita do presidente Jair Bolsonaro prevista para o ano que vem, um fim de conhecer o novo espaço.

Veja VALE3 na Bolsa:

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: