Vale (VALE3) contrata bancos para vender ativos de carvão em Moçambique, dizem fontes

A Vale se junta à mineradora BHP, e outras companhias dispostas a escantear o carvão

A mineradora Vale (VALE3) contratou os bancos de investimento Barclays e Standard Chartered para vender sua mina de carvão e um projeto portuário em Moçambique, disseram três fontes nesta quinta-feira (21), em momento em que a empresa trabalha para se tornar neutra em carbono até 2050.

De acordo com a Reuters, a Vale se junta à mineradora BHP, e outras companhias dispostas a escantear o carvão, cuja queima resulta na produção de eletricidade, à medida que investidores globais abandonam participações em combustíveis fósseis.

Vale (VALE3) tem novo deslizamento em Brumadinho comn uma morte; alvará foi suspenso

Produtora

Segunda maior produtora de minério de ferro do mundo, a Vale selou acordou na quarta-feira para comprar a fatia minoritária da Mitsui na deficitária mina de carvão de Moatize e no Corredor Logístico de Nacala, mas anunciou que pretende desinvestir dos negócios com o combustível fóssil na sequência.

Ainda não está claro o que os ativos poderão render, disseram as fontes, que pediram para não ser identificadas, já que as discussões são confidenciais.

Vale, Barclays e Standard Chartered não quiseram comentar o assunto.

Maranhão

A companhia afirmou nesta quinta-feira (21) que o incêndio ocorrido na semana passada no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), não terá impacto sobre os embarques e produção de minério de ferro da empresa.

Segundo a companhia, as causas do incêndio em um dos oito carregadores do terminal, em 14 de janeiro, ainda estão sendo apuradas. Em nota anterior, a empresa já havia informado que não houve vítimas ou danos ambientais, e que não seriam vistos efeitos nas programações mensais de embarques.

Segundo a Reuters, na quarta-feira analistas do banco BTG Pactual destacaram em nota a clientes a possibilidade de o incidente causar dúvidas sobre a meta de produção da empresa em 2021, de 315 milhões a 355 milhões de toneladas de minério de ferro.

A Vale, por sua vez, afirmou no comunicado desta quinta-feira que “espera concluir as atividades de manutenção do CN6 ainda no primeiro semestre de 2021, não impactando, portanto, os embarques e produção de 2021”.

CN6

O CN6 é o carregador afetado pelo incêndio. A empresa disse que espera retomar nos próximos dias os embarques no píer em que ele está localizando, utilizando um segundo carregador que não foi atingido.

“Não haverá impacto na programação mensal de embarques de minério de ferro… em função da tradicional sazonalidade de produção no Sistema Norte, em decorrência do período chuvoso no Norte do Brasil, e de uma produção esperada para 2021 no Sistema Norte abaixo dos 230 milhões de toneladas por ano de capacidade de embarque”, afirmou a Vale na nota.

Veja VALE3 na Bolsa:
  • Só clique aqui se você já for investidor
você pode gostar também

Comentários estão fechados.