Um levantamento feito pela recém-chegada no Brasil Stake, plataforma que conecta investidores ao redor do mundo ao mercado de ações dos Estados Unidos, analisou a participação das mulheres em cargos de liderança nas empresas que compõem o índice S&P 500 desde o ano 2000.

Foi concluído que cerca de 81 mulheres estiveram no comando dessas corporações, e atualmente são 32 mulheres como CEOs. Esse número representa apenas 6,4% do total. Apesar de ainda serem pequenos, esses números são muito representativos.

O S&P 500, abreviação de Standard & Poor’s 500, ou simplesmente S&P, trata-se de um índice composto por quinhentos ativos cotados nas bolsas de NYSE ou NASDAQ, qualificados devido ao seu tamanho de mercado, sua liquidez e sua representação de grupo industrial.

Bolsa: investimentos em fundos internacionais renderam até 75% desde o início do ano

S7P 500: topo da lista

Encabeçando a lista, Debra Cafaro é a CEO que está há mais tempo no cargo. Vinte e um anos comandando a Ventas ($VTR), que é uma empresa de investimento imobiliário especializada em propriedade e gestão de unidades de saúde nos Estados Unidos. Nenhuma outra mulher deste grupo ficou tanto tempo no comando de uma empresa como ela.

O segundo lugar desse ranking pertence à Susan Cameron, ex-CEO da Reynolds American ($RAI), uma empresa do ramo de tabaco, que ficou 13 anos no comando (de 2004 a 2016).

A lista atual das 32 mulheres que são executivas no S&P500 contém algumas das empresas mais conhecidas do mundo e aqui temos mais alguns exemplos:

  • Mary T. Barra, General Motors Company (GM)
  • Corie Barry, Best Buy
  • Safra A. Catz, Oracle Corporation
  • Barbara Rentler, Ross Stores, Inc.
  • Julie Sweet, Accenture
  • Sonia Syngal, Gap Inc.
  • Carol Tomé, United Parcel Service Inc.

Além delas, a partir de fevereiro de 2021 mais 2 mulheres irão tomar posse nos cargos máximos de liderança executiva: Jane Fraser, que será CEO do Citigroup, Inc e Karen S. Lynch, que assumirá o cargo de CEO da CVS Health.

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: